Primeira noite da Festa do Livro 2016 encanta brilhantes e familiares

Luz, câmera e ação. Os contos que despertam a imaginação de milhares de crianças no mundo todo foram reunidos em um musical mágico e repleto de fantasia na Festa do Livro 2016 do Instituto Dom Barreto. Em sua 35ª edição, a Festa teve abertura nesta segunda-feira (28) no Theresina Hall, onde reuniu pais e brilhantes do 1º Ano do Ensino Fundamental, do turno manhã. Nesta terça-feira (29), os alunos do turno da tarde também participarão da eventualidade, que é repleta de contos, música, sonhos e muita emoção.

Ao som de músicas orquestradas, a produção de “Para todo o sempre…” revelou a desenvoltura dos alunos na dança, na música, na interpretação e na literatura. O pai da aluna Mariana, Leonardo Ferro, afirmou que ficou emocionado com toda a apresentação. “Achei o espetáculo emocionante, tinha algo deslumbrante, pois a gente viu os nossos pequenos no palco, apresentando uma história e cantando”, declarou. Leonardo ainda contou que a filha tem lido com mais desenvoltura e de forma mais espontânea. “Com essa festa, a minha filha começou a gostar ainda mais de leitura e até costuma ler para a família”, afirmou.

Alunos interpretam personagens na Festa do Livro.
Alunos interpretam personagens na Festa do Livro.

Para a mãe de Lucas, Débora Davi, o espetáculo foi lindo. “Foi tudo muito bem organizado. Os figurinos foram lindos. Acho que as crianças se divertiram muito. Lindo demais”, disse. A mãe contou que o filho estava muito empolgado para a Festa. “Como ele era o narrador, Lucas tinha dito: – ‘Mamãe, a senhora vai me ver o tempo todo’, contou emocionada.

Após o evento, as crianças receberam um livro coletivo que foi produzido exclusivamente em sala de aula, onde são reunidos os textos escritos por eles. Além disso, os brilhantes receberam um dossiê individual, que engloba as principais atividades de projetos executados durante o ano.

O cenário da Festa encantou o público presente.
O cenário da Festa encantou o público presente.

 

Dança música e interpretação

Ao todo, são cento e oitenta crianças envolvidas diretamente no espetáculo e contam com o auxílio de quinze professores, quatro coreógrafos que também são professores de Educação Física, dois artistas gráficos, dois profissionais que realizaram as gravações das falas e sons, além da equipe de luz e decoração.

Responsáveis pela coreografia, os professores de educação física do IDB contam que montada uma equipe específica. “Dividimos as coreografias e fazemos esse trabalho sempre em conjunto, porque são várias danças interligadas”, disse Nallyene Rocha. “Na verdade, tem várias transações no espetáculo. E tem a maior complexidade em montar as coreografias, porque são para crianças que nunca dançaram. A transformação das crianças no espetáculo é surpreendente e supera as expectativas”, afirmou o professor Carlos Sabóia.

Os brilhantes encantaram com excelentes coreografias.
Os brilhantes encantaram com excelentes coreografias.

O IDB dispõe também do apoio da Humana Saúde para assegurar o bem-estar dos alunos, familiares e funcionários, disponibilizando uma ambulância caso ocorra alguma eventualidade.  Agradecemos à empresa pela prestação de serviço e apoio ao evento.

 

Festa encantadora

“Para todo o sempre…” é a história criada, produzida e idealizada pela coordenadora da Educação Infantil, Bernadete Rangel, que será interpretada pelos brilhantes do 1º Ano do Ensino Fundamental. A história é recheada de personagens conhecidos da literatura e do cinema, como Alice no País das Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Duende, Sherazade, Bela Adormecida, Rapunzel, fadas, etc.

15168758_1155623857836637_5154611483714769053_o
  A Festa do Livro encantou pais e familiares.

O musical “Para todo o sempre…” tem o intuito também de ressaltar os valores aprendidos pelos brilhantes em sala de aula, como amizade, solidariedade, entre outros. Contudo, a Festa do Livro transmite a mensagem de que o Natal é um belo momento para entrarmos em contato verdadeiro com nosso Senhor Jesus Cristo, que é o Homem mais importante de todos os tempos.

 

Paz e Bem!