Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de março foi escolhido para ser a data de celebração da vida das pessoas com Síndrome de Down e provocar debates e ações com objetivo de promover o respeito às diferenças em nossa sociedade. Nesse dia o Instituto Dom Barreto com muito carinho saúda as suas alunas e familiares, que a cada dia nos ensinam que barreiras podem e devem ser superadas para a construção de um mundo melhor para todos nós.

Uma dessas barreiras que infelizmente nos deparamos é a discriminação de pessoas com deficiência. A Síndrome de Down muitas vezes  é vista  como doença ou utilizada como adjetivo para descrever as crianças e jovens. Para superá-la é importante refletirmos que todos somos seres singulares, com características físicas, cognitivas e emocionais diversas, e esse é o fascínio de ser humano!

Todos somos diferentes e ao tematizar diferenças no outro , deixamos de considerar a sua totalidade em detrimento de uma condição específica.  Saramago, grande escritor português refletiu que ao tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente está implícita uma relação de superioridade, e não de igualdade, portanto não basta tolerar e sim reconhecer e respeitar as diferenças de todos e de cada um.

Viviane Faria – Psicóloga e Coordenadora da Educação Inclusiva no IDB