Segundo Dia de Encontro Pedagógico do IDB

O segundo dia do Encontro Pedagógico do Instituto Dom Barreto foi bastante movimentado. Foram três importantes palestras que renderam aos professores da Escola excelentes conhecimentos e reflexões sobre as novas atividades, aprendizagem, desafios e atitudes que podem fazer diferença no ambiente de trabalho.

A primeira apresentação foi sobre “Atividade Docente e Seus Desafios na Contemporaneidade”, ministrada pela Doutora em Psicologia da Educação, Mestre em Educação e psicóloga do IDB, Carla Andreia. Carla falou sobre o entendimento de educação como prática humanizadora e transformadora da realidade. Destacou ainda alguns desafios presentes na atividade docente como a utilização da informação de forma criativa que venha chamar e despertar mais atenção dos alunos em sala de aula.

A segunda palestra teve como tema “Avaliação da Aprendizagem”, apresentada pela psicóloga do IDB Viviane Fernandes Farias. Em sua apresentação, Viviane pontuou que todo mundo tem seu modo e jeito de aprender. Ressaltou também que o papel da escolar é promover crescimento, desenvolver possibilidades, socializar experiências e construir cultura. A psicóloga enfatizou também os desafios da educação inclusiva, observando as formas de adaptação para alunos especiais.

Os primeiros temas abordados foram debatidos numa mesa redonda mediado pela também psicóloga do Instituto Dom Barreto, Delite Barros.

Finalizando o dia de apresentações, Ana Cristina Pacheco Araújo Barros, mestre em Administração e Professora da Universidade Federal do Piauí, proferiu a palestra “Profissionalismo, esse é seu maior diferencial”. Ana falou sobre a importância de prezar pelo profissionalismo no mercado atual que está em constante mudança. A administradora afirmou ainda que atualmente os consumidores estão mais exigentese, consequentemente, os profissionais são mais cobrados e reconhecidos por sua competência. Quanto mais competente, responsável e comunicativo, melhor.

Nesta quinta-feira, 15 de janeiro, será o último dia do Encontro Pedagógico 2015 do IDB e será voltado exclusivamente para os professores da 3ª Série do Ensino Médio com a palestra “Adoção do Material Pedagógico da Editoria Bernoulli”, ministrada por Regina Andrade, gerente pedagógica da Editoria Bernoulli.