IDB conquista Medalha de Prata na grande final da 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

IDB conquista Medalha de Prata na grande final da 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Após um mês  de competição e de desafios, com 69,8 mil inscritos em todo o país e com um total de 17,4 mil equipes, a 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, Edição 2020, chegou a sua grande final no último domingo, dia 22 de novembro, com a divulgação dos premiados.  Equipes de 12 estados conquistaram medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Entre elas, estava a equipe piauiense “Opala”, composta pelos alunos Edson Neto, José Neto e Lívia Fontenele, da 3ª Série do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto, que conquistou com louvor a Medalha de Prata na competição.

A competição teve início no dia 6 de setembro e encerrou no dia 30 de outubro. No Piauí foram 376 equipes inscritas. Para a final, foram selecionadas 421 equipes.

Além da Equipe Opala, mais duas outras equipes do IDB participaram da final e conquistaram a Medalha Cristal (Honra ao Mérito). São elas: Equipe “Desconstrutores de uma História Única”,  formada pelos alunos Athos Darcy, Sophia Costa e Yasmine Leal, da 2ª Série do Ensino Médio; e Equipe “Viva Vós”, composta pelas alunas Maria Eduarda Chaves, Victória Soares e Vitória Nascimento, também da 2ª Série do Ensino Médio. As três equipes foram orientadas pela professora de História do IDB, Laura Brandão.

Para a professora Laura Brandão, a ONHB é mais que uma competição, é um projeto que possibilita ler, analisar e compreender a História do Brasil. A professora pontuou que o evento é capaz de mobilizar muitas habilidades nos alunos e alunas, desde o trabalho em grupo, a leitura de documentos, a pesquisa e a escrita até a capacidade de empatizar com outras realidades diferentes das nossas.

Equipe Opala, composta pelos alunos Edson Neto, José Neto e Lívia Fontenele, da 3ª Série do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto, que conquistou com louvor a Medalha de Prata na competição. Na imagem com os alunos, a professora orientadora, Laura Brandão.

“Penso que seja capaz de deslocar a nossa percepção para questões necessárias na contemporaneidade. Em época de negacionismos, a ONHB e todo o rigor científico que possui nos fazem concretizar um dos objetivos máximos da ciência histórica: compreender a realidade em que nos inserimos e entender como chegamos a ser o que somos”, afirmou Laura.

O aluno José Neto, integrante da Equipe medalhista Opala,  explicou que os desafios desse ano na olimpíada exigiram do time muita pesquisa e dedicação e, consequentemente, tempo. “Certamente, articular o tempo e conciliá-lo com a rotina da 3ª Série do Ensino Médio foi um grande desafio, mas com esforço e dedicação tudo fluiu muito bem”.  Ao ser questionado sobre como a ONHB auxilia no processo de construção de repertório, inclusive para alunos que, como ele, estão na fase de preparação para o vestibular e Enem, José foi enfático: “O ganho de repertório para o vestibular e para a vida é enorme. Vale dizer que isso não é uma consequência natural da Olimpíada, mas sim da dedicação que tivemos para com ela, o que contribui para a classificação, para a premiação e para todas as atividades de nossas vidas. A importância está, sobretudo, no tempo que dedicamos a essa atividade tão engrandecedora e satisfatória. Não foi fácil, mas não era para ser fácil mesmo!”.  

O aluno completou seu pensamento afirmando que “Independente do ano em que esteja, da matéria que você mais goste, da área que é mais afeito, a Olimpíada Nacional em História do Brasil, assim como todas as outras olimpíadas, é uma atividade extremamente engrandecedora, recomendo para qualquer série e para qualquer estudante!”.

Todo o estudo e todos os dias de pesquisas que antecederam a competição foram extremamente enriquecedores. O dombarretano da Equipe “Desconstrutores de uma História Única”,  Athos Darcy, Medalhista Cristal,  contou como foram os dias de preparação para o evento. “Nossa equipe recebeu o suporte de professoras incríveis, Laura e Louanne Lara, e sem elas nada seria possível, sempre nos ajudando com materiais de pesquisa extra e na elaboração da última tarefa em especial, que foi uma crônica. Fora disso, a nossa preparação foi bem tensa porque envolveu a pesquisa e a análise crítica de documentos. E o que eu aprendi? Como a história é feita, como é a análise crítica da nossa realidade e das nossas heranças, além do trabalho em equipe e um pouco sobre como o historiador trabalha”.

Depoimentos ricos e motivadores. Nossos brilhantes estão de parabéns! Quanta emoção com esta conquista! Parabenizamos também a professora orientadora Laura Brandão e toda a Equipe de professores de História do IDB!

Sobre a ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é organizada pela UNICAMP e foi reformulada para ser totalmente on-line. O projeto, que ocorreria no primeiro semestre, foi adiado por causa da pandemia e adaptado para uma versão totalmente on-line e mais acessível.

Uma das mudanças realizadas nesta edição foi a criação da “fase zero”, que teve caráter experimental para que os participantes pudessem se adaptar à plataforma e aos novos prazos, além de conhecer o formato da competição. A plataforma da prova também foi adaptada para uma tecnologia que facilita a navegabilidade pelo celular e reduz, ao máximo, o uso de dados. Os participantes também puderam realizar a prova de forma off-line e usar a internet somente para fazer o envio das respostas.

A Olimpíada de História possui seis fases on-line, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

 

 

Últimas notícias

Ver todas as notícias
Canal no YouTube Instagram do Instituto Dom Barreto App Agenda Edu - Play Store (Android) App Agenda Edu - App Store (IOS) WhatsApp

Unidades

IDB CENTRO

Rua Gabriel Ferreira, 691 - Centro
Cep: 64000-250 - Teresina - PI

CNPJ: 07.250.103/0001-59  
Tel:  +55 (86) 3228-8800
WhatsApp:  (86) 99424-1842
Email:   idb@dombarreto.g12.br

IDB LESTE

Rua Senador Cândido Ferraz, 2015 - São Cristóvão
Cep: 64051-130 - Teresina - PI

CNPJ: 07.250.103/0004-00  
Tel:  +55 (86) 3234-1142
WhatsApp:  (86) 99424-1842
Email:   idbleste@dombarreto.g12.br

MADRE MARIA VILLAC

Rua Santa Teresinha, 4481 - Satélite
Cep: 64059-140 - Teresina - PI

CNPJ: 07.250.103/0002-30  


Email:   mmv@dombarreto.g12.br