I Jogos Cooperativos encerram nesta semana

DSC_7947Foram cinco semanas de muita movimentação, desafios superados, novas conquistas e vitórias arrebatadoras, em que todos os alunos do 2º ao 5º Anos do Ensino Fundamental, saíram ganhando. Com o objetivo de promover intercâmbio social e desportivo entre os discentes, os Jogos Cooperativos encerram hoje, 13 de novembro, suas atividades.

Além do intercambio, os Jogos Cooperativos tem o intuito de ensinar às crianças a cooperar, para que elas percebam, através do esporte, que tão importante e fundamental quanto competir, é saber ganhar e também saber perder.

Os alunos disputaram em diferentes modalidades, que foram divididas por cada ano. Os alunos do o 2º e 3º anos disputaram as seguintes modalidades: Corrida, Futebol, Showbol, Queimada, Bambolê e Judô. Já os alunos do 4º ano disputaram nas seguintes: Futebol de Salão, Showbol, Handebol, Queimada, Voleibol, Judô e Pebolim. Os alunos do 5º ano competiram nas modalidades: Futebol, Handebol, Showbol, Pebolim, Basquete, Queimada, Voleibol e Judô.

Para a coordenadora da disciplina de Educação Física e da organização dos jogos, Alda Dantas, os alunos incorporaram e compreenderam, de fato, o real sentido dos jogos. “Nessas cinco semanas, tivemos muitas demonstrações de cooperação. A resposta dos alunos foi excelente. A proposta alcançou as expectativas. Tivemos jogos calmos e com condutas positivas em relação a respeito ao próximo e as regras do jogo em geral”, comentou a professora.

O aluno Manoel Marques, do 4º Ano, deu seu depoimento a respeito dos jogos e ressaltou que o importante, independente de quem ganha ou perde, é a competição e o respeito. “Jogos cooperativos, como já diz o nome, significa cooperação. Não quer dizer ganhar nem perder. É importante você joga e se divertir. Não precisa ter que ganhar para se sentir feliz nesses jogos. Se alguém vence, não tem sentido dizer aos outros que você é melhor que eles ou dizer que o time dele é ruim, não tem sentido. Tem que respeitar”, disse o aluno.

O evento foi um sucesso e já garantiu sua permanecia para 2016. Parabenizamos a equipe de Educação Física e a todos os professores envolvidos no projeto.

Paz e Bem!