Dia Mundial da Justiça Social

03406f80-38af-4dd7-b682-0668ca0dae7fDiante da necessidade de promover esforços para enfrentar situações como a pobreza, a fome, o desemprego e a exclusão social, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia 20 de fevereiro, em 2009, o Dia Mundial da Justiça Social.

Numa resolução adaptada por unanimidade, a Assembleia convidou os Estados membros a dedicarem o Dia a promover atividades a nível nacional para apoiar os objetivos e metas definidos na Câmara Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada em Copenhaga, em 1995.

Os governos reunidos nessa Câmara comprometeram-se a fazer da erradicação da pobreza, do objetivo do pleno emprego e da promoção da integração social objetivos gerais de desenvolvimento.

Ao designar o Dia Mundial, a Assembleia reconhece a necessidade de consolidar os esforços da comunidade internacional no domínio da erradicação da pobreza e no que se refere a promover o pleno emprego e o trabalho digno, a igualdade de gênero e o acesso ao bem-estar social e à justiça para todos.

Alcançar a justiça social no mundo é um passo fundamental para a realização de objetivos cruciais cujo foco é a melhor humanização das pessoas, construindo mercados e meios de subsistência capazes de fazer uma distribuição de benefícios igualitária. Significa garantir o alicerce para que todas as pessoas vivam com dignidade, estabilidade e oportunidades.

 Paz e Bem!