IDB conquista 262 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática.

medalhas_2015Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Dom Barreto bate recorde na Olimpíada Canguru de Matemática. Esse ano, ao todo, foram conquistadas  262 medalhas, sendo 39 de Ouro, 88 de Prata e 135 de Bronze, estando novamente entre as escolas do Brasil que mais  conquistou medalhas. Fizeram a prova alunos do 3o Ano do Ensino Fundamental à 3a Série do Ensino Médio. Mais de 170 mil alunos fizeram a prova Canguru 2016 em todo o Brasil.

A Canguru de Matemática é uma competição muito diferente e interessante. Estudantes dos 7 aos 18 anos participam do evento em seis diferentes categorias etárias. A ideia do concurso é mostrar que a matemática pode ser interessante, útil e até mesmo divertida.

A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes (neste ano, mais de seis milhões) em todo o mundo faz parte de um importante evento internacional de Matemática, uma competição chamada  Canguru de Matemática.

Desde 1993, em outubro ou novembro, os representantes de todos os países membros se reúnem num encontro anual, no qual os problemas das provas do Canguru para o ano seguinte são escolhidos. Depois do encontro, os representantes dos países traduzem os problemas para suas próprias línguas, adaptando os enunciados (por exemplo, trocando o nome John por João) para poder usar os problemas em seus países. Há países que substituem eventualmente algum problema que julgam inacessível por questões de currículo, mas isto deve ser evitado, já que no encontro anual isto deve ser resolvido.

Os resultados dos estudantes de diferentes países não são comparados; isto seria contrário ao espírito do Canguru, considerado como um concurso individual e não uma forma de comparação internacional. Assim, os problemas e a regras são internacionais, mas o concurso em cada país é organizado independentemente e cada país tem seus próprios vencedores.

A Olimpíada Canguru de Matemática ajuda a achar estudantes talentosos em matemática,  capacita muitos estudantes a desenvolver o pensamento matemático apropriado desde cedo, consiste num grande desafio e motivação para os melhores estudantes e abre também as portas das mais prestigiadas universidades do mundo para os melhores competidores.

Conheça os medalhistas clicando aqui .