Alunos participam de palestra com o autor Reinaldo Domingos

???????????????????????????????Hoje, os alunos do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental participaram de uma palestra com o mestre em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos. Reinaldo é o autor do livro trabalhado em sala com os alunos “Coleção DSOP de Educação Financeira”.

O autor explicou sobre a metodologia DSOP, que tem 4 pilares como base:  diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. Fundamentada nesses quatro pilares, a metodologia desenvolve competências fundamentais para que as crianças aprendam a lidar com as questões financeiras com segurança e consciência. O objetivo é estimular hábitos e comportamentos saudáveis e sustentáveis em relação ao dinheiro.

Na oportunidade, Reinaldo desafiou os alunos a propor a redução de gastos e economia em suas casas, através de conversas com os pais, mostrando a importância de ter educação financeira no lar.

Além do autor, também esteve presente na palestra a coordenadora do DSOP em Teresina, Marielle Baía, que destacou: “A Educação Financeira é algo muito importante para nossas vidas. Então, essas crianças estão tendo a oportunidade de conhecer e se educar financeiramente, sabendo que ter sonhos a realizar não é apenas ter nas mãos de qualquer forma, mas correr atrás disso, poupar para realizar os sonhos”, disse.

Metodologia DSOP

???????????????????????????????Contribuir para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que aprenderam desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente para a realização de seus sonhos, é o objetivo principal que está fundamentado o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas.

O projeto foi criado para permitir que os alunos estabeleçam relações entre a educação financeira e outras áreas do conhecimento, e o Programa segue os princípios de transversalidade e interdisciplinaridade estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O conteúdo abrange os cinco temas transversais (Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual) e está dividido em seis eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Autonomia e Cidadania, que dialogam com as linhas orientadoras da educação mundial no século XXI (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender).

Paz e Bem!