Alunos da 3ª Série do Ensino Médio colam grau em noite mágica e inesquecível

O último ano do Ensino Médio é o mais significante na vida de qualquer estudante. Expressa a conclusão de uma etapa e que novos caminhos estão por vir. E após um longo período de estudos e dedicação exclusiva em busca do passaporte para a Universidade, os brilhantes do Instituto Dom Barreto concluíram, na noite desta quinta-feira, 22 de dezembro, este ciclo. Reunidos com os professores da Instituição e familiares, os alunos participaram da solenidade de Colação de Grau da 3ª Série do Ensino Médio.

O evento foi realizado na Mansão Bliss, com uma estrutura toda voltada e montada para a turma deste ano, Terceirão 2016. Os convidados foram recepcionados com uma trilha sonora exclusiva para o grande dia, ao som da voz marcante do cantor piauiense Dalmir Filho e Davi Scooby.

A sessão foi presidida pela diretora do Instituto Dom Barreto, professora Maria Stela Rangel, que se fez acompanhar pela coordenadora do Ensino Médio e coordenadora pedagógica do IDB e também madrinha da turma, Marcela Rangel, e pela diretora da Escola Madre Maria Villac, Camila Rangel. Além das diretoras, dezessete professores e seis funcionários homenageados participaram da cerimônia.

Após a abertura da solenidade pela professora Stela Rangel, a palavra foi dada aos representantes da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Madre Maria Villac, João Ricardo e Islany Aragão, oradores da turma. Durante o discurso, os alunos relembraram o legado do Professor Marcílio, afirmaram levar a sua imagem como exemplo e lamentaram não o terem conhecido.

“Em 2007, a nossa turma deu os seus primeiros passos quando o Villac abriu vagas para a 2ª Série do Ensino Fundamental (atual 3° Ano). Apenas meses depois da prematura partida de Professor Marcílio, por isso, lamentavelmente, não tivemos o grande privilégio de conhecê-lo pessoalmente. Entretanto, durante esses 3285 dias de caminhada, em nenhum o seu exemplo como ser humano deixou de ser lembrado e vivenciado pela gente. A sua generosidade está em cada canto singelo daquela escola, em cada funcionário com seu sincero ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’ e em cada olhar de gratidão dos alunos”, afirmaram durante o discurso.

Seguido do discurso dos brilhantes da EMMV, os alunos Juliano de Negreiros, Adriano Augusto, Rodrigues Veras, Isabel Maria Oliveira e Rafael Rodrigues, oradores das turmas A, B, C e D do IDB, respectivamente, se reuniram e proferiram, juntos, a mensagem emocionante e saudosa sobre momentos vivenciados durante os anos de estudos, além de agradecerem às conquistas e aos aprendizados adquiridos na Escola.

A mensagem emocionou e proporcionou aos que não conhecem o IDB e o Villac a sensação de acolhimento. Em seguida, a professora da Educação Infantil, Honória Vaz da Costa, foi agraciada com o Mérito “Marcílio Flávio Rangel De Farias”, homenagem prestada pela comunidade Dombarretana, em reconhecimento pelos trinta e três anos de dedicação na formação dos nossos brilhantes amanhãs, com carinho e zelo, desde os seus primeiros passos.

A cerimônia continuou com o juramento e a chamada nominal dos concluintes do IDB e da EMMV para a entrega do Pin banhado a ouro, com a gravação da árvore do algodoeiro, símbolo do Instituto Dom Barreto.

Antes de finalizar a cerimônia, a diretora da EPMMV, Camila Rangel e a coordenadora do Ensino Médio do IDB, Marcela Rangel, também fizeram a leitura de uma mensagem cheia de amor, carinho e emoção aos alunos, pais e familiares presentes. Segundo Marcela Rangel, este momento vivenciado pelos alunos é único, mas que será seguido de grandes oportunidades.

“A formatura do Ensino Médio é um momento ímpar na vida escolar, nossos alunos estão prontos para uma nova fase da vida acadêmica e pessoal. Um mundo de possibilidades, nas mais diferentes áreas, será apresentado a eles. O mais importante é que eles estão aptos a tomar decisões que vão repercutir para sempre em suas vidas e são capazes de decidir porque, acima de tudo, são cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres e do papel de cada um, nesse novo mundo que se apresenta. Ser Brilhante é não apenas estar preparado academicamente, mas ser um ser humano de valor, ético, solidário, consciente e com senso crítico. Vamos sentir saudades da convivência diária, o que nos deixa felizes é saber que serão sempre Antigos Alunos queridos e sempre bem-vindos!”, comentou a coordenadora do Ensino Médio e diretora pedagógica do IDB.

A noite encerrou com muita música e com a sensação de dever cumprido. Uma noite mágica e que já deixa saudade não só no coração dos dombarretanos agora formados, mas também nos funcionários, como é o caso de Eliane Bezarra, uma das homenageadas da noite.

“Esse é um momento especial para eles. Estão finalizando uma etapa e iniciando outra, cheia de desafios e possibilidades. Ficamos felizes, enquanto Instituição, em contribuir com esse momento. Obrigada a todos pelo carinho e reconhecimento!”, agradeceu a funcionária.

Desejamos aos nossos jovens muito sucesso nesta nova etapa. O IDB continuará de portas abertas. Vibraremos juntos as próximas vitórias!

Paz e Bem!