Dombarretanos conquistam medalha de ouro na Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, do Instituto Dom Barreto, João Pedro Moura, Hélio Márcio Cabral, Paulo Maia Cortelazzi e Rhuan Pimentel, venceram a Etapa Estadual e conquistaram medalha de Ouro da Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 (OBR), na modalidade prática. Os brilhantes faziam parte da uma das cinco equipes que concorriam pela Escola, chamada Le Ninja. A competição foi realizada no Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Parnaíba.


A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Foram três dias de competição acirrada. os brilhantes estavam sob coordenação dos professores de Robótica do IDB Jenner Vaz silva e José Henrique Alencar. A Olimpíada, sendo disputada pela modalidade prática, estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs foram construídos pelos alunos, a partir do uso de kits robóticos.

Os dombarretanos competiram no Nível 1, que é voltado exclusivamente aos estudantes do Ensino Fundamental. Durante os três dias de competição, os brilhantes preparavam os robôs para resgatar vítimas de desastres. Em um ambiente hostil, o robô precisava ser completamente autônomo para cumprir sua missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios.


Com a missão cumprida e conquistando o maior número de pontos, os alunos conquistaram o primeiro lugar e levaram a medalha de Ouro. Mas para quem pensa que os alunos só estão comemorando, se engana. A Etapa Nacional será realizada de 7 a 10 de novembro, em Curitiba.

“A experiência foi muito boa. Nós fugimos da rotina. Tínhamos o treino, que durava em média de 1h40min. E, apesar da Olimpíada ter terminado, já estamos nos preparando para a Etapa Nacional. Afinal, são bem mais equipes competindo! Além, também, que os obstáculos para essa próxima fase serão maiores!”, explicou o aluno medalhista, Rhuan Pimentel.
As outras equipes, do IDB, também ganharam premiações especiais: Melhor Equipe Estreante, Melhor Equipe Inovação, Melhor Equipe Dedicação e Melhor Maker.

As outras equipes, do IDB, também ganharam premiações especiais: Melhor Equipe Estreante, Melhor Equipe Inovação, Melhor Equipe Dedicação e Melhor Maker. A RoBroca, formada pelos alunos  Bruno Moraes de Sousa Ribeiro, Jonas Barbosa Ramos, João Augusto Moura Gomes, ganhou o prêmio de Dedicação.  A equipe Bull Shark recebeu o prêmio de melhor Estreante, com os alunos Ian Pierot Magalhães, Marcos Vinicius Campos Rodrigues Cavalcante, João Felipe Garcia Moraes e Fábio Cavalcanti da Fonseca Filho.

Os brilhantes Roma Victor Olegário Aguiar , Felipe Marchetti Sinhoreli, José Gabriel de Oliveira Gomes complementavam a equipe Z.R.F., ganhadora do prêmio Maker. E na categoria Inovação, quem levou a premiação foram os alunos Athos Darcy Carvalho Fontenelle de Araújo, Luís Felipe Sales Machado, Lucas Moraes Sousa Nunes e Felipe Barros Sampaio, representando a equipe Lego H4C3R5.

Parabenizamos nossos alunos pelos esforços e comprometimento com os seus objetivos. Desejamos mais sucessos na próxima etapa!