Volta às aulas IDB 2018: um dia repleto de surpresas

À volta as aulas é um daqueles dias especiais do ano para quem é estudante, pois é chegado o momento de rever e fazer amizades, compartilhar das experiências das férias e, revigorados, dar início ao que promete ser um grande ano letivo. E é com essa sensação de saudades e acolhida que o Instituto Dom Barreto deu as boas vindas aos alunos do Ensino Fundamental na manhã desta terça-feira, 16.

Com uma manhã repleta de belas surpresas os alunos que chegaram cedinho ao prédio do Instituto Dom Barreto, já puderam apreciar a decoração de boas vindas que foi feita especialmente para eles. Corações de todas as cores e texturas estão espalhados pelos corredores do prédio Vaticano, dando cor, alegria e inspirações através das mensagens de gratidão, amor, felicidade, coragem e dedicação. A regra do primeiro dia de aula foi ser feliz.

Cada turma foi vivenciando o retorno do período letivo, com muita criatividade, dedicação e espontaneidade. As turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, realizaram a dinâmica do coração que consistia, através do processo de secá-lo, fazer referência a todos àqueles sentimentos que podem “fazer o coração ficar vazio” e ao enchê-lo, identificar os sentimentos bons que “preenchem o coração”. Ao final, os alunos completaram a frase “Neste ano, quero o meu coração cheio de…” escrevendo no papel e no balão sentimentos bons que eles desejam para o seu ano.

O recreio também teve surpresas nessa volta às aulas. Dessa vez, os alunos fizeram brincadeiras com equilibrismos, rolamentos e saltos. “A disciplina de Educação Física está desenvolvendo a partir da arte circense todas as formas de movimento, através de acrobacias, equilibrismo, malabarismo e ginástica de solo. E nós queremos que os alunos tenham novas e importantes experiências. Essas atividades estão sendo realizadas no recreio, nas aulas de Educação Física e nas saídas”, afirma Alda Dantas, coordenadora da disciplina de Educação Física.

Obras de artes estampados em painéis no IDB
Outra novidade inspiradora em 2018 na decoração do prédio “Deus Quer” do Instituto Dom Barreto, Unidade Centro, são os 4 painéis assinados pelo artista Hudson Melo. Em uma mistura de cores e formas, o artista explica que a inspiração vem do “universo lúdico da infância e da adolescência, das memórias, das brincadeiras, da positividade e da inocência, com o intuito de estimular a criatividade das crianças e dos adolescentes”.

 

 

 

 

 

 

Janeiro Branco
O Instituto Dom Barreto, juntamente com o Serviço de Psicologia da Escola, aderiu à campanha “Janeiro Branco”, que tem como propósito cuidar da Saúde Mental e da Expressividade Emocional de toda a Comunidade Escolar. O mês de janeiro foi escolhido para a campanha, entre outros motivos, pela sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental.

Entre as atividades desenvolvidas durante a campanha, estão os grupos temáticos, grupos de família, grupos de meditação e encontros mensais com os colaboradores do IDB. As atividades desenvolvidas, além de serem trabalhadas durante o mês de janeiro, também serão realizadas ao longo do ano, tendo em vista sempre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos colaboradores, pais e alunos da Escola.

“O cuidado é coletivo. É um convite para que cada família, cada educando, cada funcionário esteja aberto para esse processo de evolução pessoal” afirmou Delite Barros, coordenadora do Serviço de Psicologia do IDB.

Orquestra de Flautas
Para encerrar a manhã com chave de ouro, os alunos do Ensino Fundamental receberam a Orquestra de Flautas do Projeto “Música para Todos”. O professor da Orquestra, Silvio Rosário, mostrou aos alunos os tipos de flautas, seus nomes e sons. Ao final, a Orquestra emocionou a todos ao tocar canções como “Asa Branca”, “O cravo e a rosa” e “Teresinha de Jesus”.

Acompanhe o calendário Volta às Aulas IDB 2018:
Pré-Enem – 22 de janeiro
Maternal II – 22 de janeiro
Infantil I – 22 de janeiro
Infantil II – 22 de janeiro
Maternal I – 29 de janeiro
Infantário – 1º de fevereiro