Alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental participam de atividades do projeto da Semana da Poesia 2018

Com o objetivo de despertar a sensibilidade dos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental e estimulá-los a refletir sobre a realidade que os cercam, o projeto da Semana da Poesia, deste ano, traz como tema “O poema e a música de artistas nordestinos como elemento de crítica e de denúncia social”.

O estudo do gênero textual poema, associado à música de artistas nordestinos, tem permitido ao aluno a compreensão do meio social no qual ele se encontra e o desenvolvimento do senso crítico. Além, também, de contribuir para o aumento do seu repertório cultural, elemento fundamental para a leitura e a produção de textos.
Nessa perspectiva, o projeto apresenta como eixo a poesia social desses poetas e a música de compositores nordestinos, como Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, dentre outros artistas.

E para realizar as atividades práticas de análise, leitura e reflexão das músicas, oriundas de compositores do Nordeste Brasileiro, que apresentem denúncias de algum problema social, os alunos se reuniram durante esta semana e, divididos em grupos, desenvolveram exercícios envolvendo o tema. Os brilhantes colocaram no papel, em forma de textos e de desenhos, toda a criatividade, resultado das análises e estudos feitos.

A aluna Tainá Oliveira classificou o projeto como de “extrema importância”, pois possibilita aos dombarretanos a descoberta de artistas nordestinos que, até então, não conheciam. “Estamos descobrindo novos artistas e com eles, a riqueza que é a poesia nordestina. Ela tem nos ajudado a enxergar o mundo de outra forma, uma outra forma de melhorar o mundo”, comentou.

As pesquisas e os trabalhos realizados serão expostos em uma mostra, no mural do 8º Ano, no 1º piso do prédio Deus Quer. Já estamos ansiosos para conferir esses trabalhos que, sem dúvidas, serão belíssimos!