Alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto colam grau em noite especial

A noite da última quarta-feira, 19, foi de muita alegria e emoção para os alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto, que celebraram na Mansão Blitz a Formatura do Terceirão IDB 2018. Como uma só família dombarretana, alunos, pais, professores e colaboradores celebraram juntos o fim de uma jornada e o início de uma nova etapa na vida de cada um dos brilhantes.

A cerimônia iniciou por volta das 19h30 com a formação da mesa de honra presidida pela professora Maria Stela Rangel, diretora do Instituto Dom Barreto, acompanhada de Camila Rangel, diretora da Escola Madre Maria Villac, e dos professores e funcionários homenageados da noite.

Após a formação da mesa, foi o momento dos concludentes das 3 turmas do IDB e também dos alunos da Escola Madre Maria Villac entrarem acompanhados de seus padrinhos e madrinhas.

RECONHECIMENTO

Todos os anos, professores são escolhidos para receberem o Troféu “Marcílio Flávio Rangel de Farias”, em reconhecimento à competência, dedicação e sucesso desses educadores que se esforçam todos os dias em sua profissão no Instituto Dom Barreto. Neste ano, os que receberam a honraria foram a professora Glória Coutinho, representada por seu filho, e o professor Afonso Norberto, coordenador de Matemática do Instituto Dom Barreto.  

DISCURSOS

Camila Rangel, diretora da Escola Madre Maria Villac, iniciou o momento dos discursos representando a madrinha, vice-diretora e coordenadora do Ensino Médio, Marcela Rangel, que não pôde estar presente por motivos pessoais.

O segundo discurso da noite foi realizado pela aluna Arícia Gomes Miranda, que discursou em nome das turmas do Instituto Dom Barreto. Na oportunidade, a aluna explicou o significado do nome escolhido pela turma e a relação com os aprendizados adquiridos em anos no IDB. “A nossa turma decidiu se chamar ‘Miraflores’ em homenagem ao livro ‘O Menino do Dedo Verde’, apresentado por nós na alfabetização. Eu acredito que não exista nenhum nome melhor para nos representar, pois, assim como o menino Tistu percebeu que era possível mudar sua cidade com gestos de bondade e de gentileza, o Instituto Dom Barreto conseguiu modificar nossas vidas semeando em seus alunos semelhantes sentimentos, e agora somos nós, formandos, com olhares repletos de esperança e com corações guiados por nossos sonhos, que estamos prontos para transformar o mundo.”

A aluna Ana Lívia dos Santos Lima proferiu o discurso em nome da turma da Escola Madre Maria Villac, onde refletiu sobre o ponto de partida da turma e sobre a importância de todos aqueles que fizeram desta jornada um momento único na vida de cada um deles. “Na obra ‘O Pequeno Príncipe’, o protagonista conhece a máxima ‘o essencial é invisível aos olhos’, nos levando a observar o que há de melhor nas coisas: sua essência. Assim, sempre seremos gratos à Escola Madre Maria Villac, instituição de vanguarda em meio aos inúmeros problemas sociais da comunidade Satélite e proporcionadora de oportunidades, experiências e sentimentos essenciais, invisíveis aos olhos, mas sentidos com a bondade, a generosidade e a amizade cultivadas ao longo de tantos anos. Certamente houve momentos de desavenças, mas sempre buscamos caminhar na mesma direção, com a força do amor como guia, compartilhando projetos de vida, alegrias, experiências e interesses comuns que deram sustento e vitalidade a almas que participaram de uma viagem incrível e, hoje, vivem mais uma experiência extraordinária proporcionada, principalmente, pelo nosso estimado professor, amigo e pai Marcílio, que, de tão inigualável pessoa, só poderia receber como adjetivo seu próprio nome, pois tantas qualidades de amor e empatia só podem melhor ser resumidas nessa pessoa, cuja presença nunca esteve tão evidente entre nós.”

Outro momento alto da sessão solene de conclusão do Ensino Médio 2018 foi a realização do juramento, proferido pela aluna Letícia Mendes do Nascimento. De pé e com o braço direito estendido, os concludentes juraram que durante toda a sua vida, não esquecerão tudo de que aprenderam ao longo da jornada; enfrentarão os desafios sem baixar a cabeça e, como eternos brilhantes amanhãs, sempre buscarão ser o melhor de si e não melhor que os outros, sendo sempre gratos àqueles que os acompanharam durante essa trajetória. Ao final, juraram que em todos os movimentos da vida verão um coração na folha do algodoeiro.

Formatura Terceirão IDB 2018 - Instituto Dom Barreto

Terminado o momento dos discursos, foi iniciada a entrega dos pins de formatura.

VÍDEOS

A madrinha da turma e coordenadora do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto, Marcela Rangel, que não pôde estar presente por motivos pessoais, gravou uma mensagem para os alunos nesta noite tão significativa. Também foi apresentado a todos o vídeo oficial do Terceirão IDB 2018, repleto de alegrias, sorrisos e emoção.

Encerra-se, então, a jornada mais que especial de brilhantes que estão mais do que prontos para iluminar o mundo, fazer seus sonhos se tornarem realidade e serem protagonistas na mudança do mundo, tornando-o um lugar cada vez melhor. Os aprendizados aqui adquiridos são sementes plantadas e regadas no coração de cada um, e, agora, é hora de fazer brotar frutos e flores, mas sem nunca esquecer as suas raízes. Continuem, portanto, a regar esses sentimentos de paz e bem. Estaremos sempre aqui, mesmo de longe, acompanhando os nossos eternos brilhantes. Parabéns!

Paz e Bem!