Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental participam de atividades interdisciplinares

A interdisciplinaridade não é um conceito recente, porém a sua utilização vem ganhando força com a necessidade de diversificar, atualizar e progredir o processo de aprendizagem. Simplificando o conceito: é importante a troca e a comunicação entre áreas e disciplinas no processo de aprendizagem e significação, tanto nos conteúdos ministrados pelos professores quantos conteúdos estudados pelos alunos, com fundamento na modernidade do mundo em que vivemos.

Com o objetivo de refletir sobre como a infância pode ser um lugar de múltiplas e felizes experiências, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental participaram de atividades elaboradas pelo corpo docente, que, com base na interdisciplinaridade, desenvolveu de forma dinâmica os conteúdos das disciplinas ministrados ao longo do período letivo.

Durante a aula de Ciências, os alunos participaram de uma oficina de pintura, e inspirados por músicas, representaram, através de histórias em quadrinhos e de desenhos, a importância da alimentação equilibrada e dos nutrientes presentes nos alimentos para o bom funcionamento do corpo humano.

Ao compreender a importância de manter uma alimentação equilibrada e de entender os diferentes nutrientes presentes nos alimentos, o aluno conseguirá fazer associações com sua alimentação diária e, de uma forma natural, pouco a pouco, construir um paladar sofisticado e, consequentemente, saudável.

Após os estudos, os alunos participaram da Oficina de Sólidos Geométricos na aula de Matemática. Os brilhantes receberam moldes de alguns corpos redondos e poliedros para montagem dos seus sólidos geométricos. Logo após, utilizando lápis de cor, tinta e hidrocor, eles deram deram vida às suas produções.

Através da atividade, eles puderam estimular o raciocínio, a criatividade, a investigação e a habilidade motora.

Ao estudar, podemos viajar através da imaginação por mundos diferentes e conhecer milhares de aventuras e experiências em diferentes espaços e temporalidades. Na aula de Geografia, os alunos participaram do jogo “Viajando pelo Brasil”. Nessa ocasião, os brilhantes puderam aprofundar os seus conhecimentos geográficos sobre as características das regiões e dos estados brasileiros.

Ao longo da brincadeira, os brilhantes exercitaram a concentração, o conhecimento e o raciocínio dedutivo, que foram elementos essenciais para avançarem no jogo.

As atividades desenvolvidas com os alunos tiveram como temática a infância vivida pela a menina Malala Yousafzai, cujas experiências e vida estão sendo estudadas pelos brilhantes através do livro “Malala: a menina que queria ir pra escola”.

Para garantir que, de fato, seja realizado um trabalho interdisciplinar enriquecedor para os alunos e estimulante para os professores, é preciso trabalhar intensamente em planejamento e em articulação. Dessa forma, além de desenvolver de maneira dinâmica os conteúdos das disciplinas, o projeto garante o engajamento e o envolvimento proativo dos alunos.