Interbrasil Piauí 2022 – Simulação de debates internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU)

Na última quinta-feira, 21 de abril, aconteceu pelo Google Meet uma reunião on-line com os (as) delegados(as) do Instituto Dom Barreto (IDB) e da Madre Maria Villac, que serão representantes da Escola nos comitês do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A reunião abordou a apresentação das regras de simulação da ONU a partir da experiência de antigos alunos do IDB no Modelo Internacional do Brasil (MIB), IN Club IDB, Interbrasil Piauí, Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (Sinus), Internations, InterIDB, Harvard Model United Nations (HMUN) e Yale Model United Nations (YMUN), a nível local, nacional e internacional. Além da reunião, os dombarretanos participaram de treinamentos ministrados pela Internationali Negotia.

Nossos brilhantes amanhãs participam de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) como atividade extracurricular desde o ano de 2004, com o intuito de proporcionar vivências, como a capacidade de síntese, de análise, de oratória, de comunicação e de negociação.

A Interbrasil é um evento centrado na simulação de debates realizados em fóruns internacionais/ONU, onde os estudantes assumem o papel de diplomatas dos países que representam e discutem temas políticos, sociais, econômicos, entre outros. Além das simulações, os estudantes também organizaram a Feira das Nações, uma noite para apresentar aos colegas e familiares a cultura das nações que representam.

Neste ano, os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto (IDB) e da Escola Madre Maria Villac (MMV) participaram da Interbrasil Piauí 2022. O evento estimula e desperta nos alunos o conhecimento, o debate sobre temas importantes para sociedade e a experiência de atuar como diplomatas, chefes de estado e de governo.

O primeiro dia de simulação foi realizado na sexta-feira (22/4) e seguiu até o sábado (23/4), no Centro Universitário UniFacid Wyden, em Teresina.

Confira a programação do evento:

Sexta – 22/4

14h às 14h30 – Credenciamento

14h30 às 15h – Abertura

15h às 17h – 1ª Sessão

17h às 17h20 – Coffee Break

17h20 às 18h40 – 2ª Sessão

Sábado – 23/4

8h às 10h – 3ª Sessão

10h às 10h20 – Coffee Break

10h20 às 12h – 4ª Sessão

12h às 14h – Almoço

14h às 16h – 5ª Sessão

16h às 16h30 – Encerramento

16h30 às 17h30 – Preparação da Noite Cultural

17h30 às 19h – Noite Cultural

Este ano, a Simulação trouxe como pauta dois temas centrais, discutidos em dois comitês. O Comitê do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CNSU), que teve como tema “Conflito Rússia X Ucrânia”; e o Comitê da Organização dos Estados Americanos (OEA), com o tema “Narcotráfico na América Latina”.

O evento é um momento de grande aprendizagem, pois os alunos se colocam no lugar de delegados nesse conflito, defendendo o ponto de vista dos países envolvidos na discussão de questões humanitárias e refletindo sobre assuntos muito importantes para nossa atualidade.

A comissão avaliadora premiou com menções honrosas e o título de melhor delegado, mediante a análise empírica dos secretários da Internationali Negotia, os alunos que, em meio aos debates, conseguiram se destacar. No total, foram 7 alunos que se destacaram. Confira os premiados na cerimônia:

Comitê do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CNSU)

Ana Sofia de Carvalho e Souza da 1ª Série do Ensino Médio (IDB) – Menção Honrosa

Beatriz Neres de Sousa da 2ª Série do Ensino Médio (MMV) – Menção Honrosa

Davi Garcia Vale e Nascimento da 2ª Série do Ensino Médio (IDB) – Melhor Delegado

Larissa Nery Martins da 1ª Série do Ensino Médio (IDB) – Menção Honrosa

Comitê da Organização dos Estados Americanos (OEA)

Ana Márcia Borba Dantas do 9º Ano do Ensino Fundamental (IDB) – Menção Honrosa

Luísa Martins Soares Barbosa do 9º Ano do Ensino Fundamental (IDB) – Menção Honrosa

Maria Clara Sanches Curti Dourado da 1ª Série do Ensino Médio (IDB) – Menção Honrosa

Participar de um evento com o nível acadêmico da InterBrasil Piauí, segundo a aluna Beatriz Neres de Sousa da 2ª Série do Ensino Médio da Escola Madre Maria Villac (MMV) que assumiu o papel de representar no debate como delegada a Arábia Saudita, a simulação a ajudou a encontrar a sua profissões dos sonhos. “Em 2019, quando eu participei da minha primeira simulação, eu finalmente consegui encontrar a minha carreira pra vida toda, que no caso seria ser internacionalista (bacharel em Relações internacionais). As simulações realmente marcaram a minha vida pra melhor, além da minha descoberta profissional, elas me deram uma enorme gama de conhecimento, seja pelo desenvolvimento da oratória, ou pelo conhecimento de mundo adquirido.”

Segundo a dombarretana, Ana Márcia Borba Dantas do 9º Ano do Ensino Fundamental que representou como delegada a Bolívia, participar da simulação foi uma experiência e também a ajudou a encontrar o seu campo de atuação profissional. “Pessoalmente falando, foi importante para eu ter certeza de que realmente queria de profissão, Relações Internacionais, futuramente. Creio que nesse aspecto participar das simulações ajuda muito as pessoas a decidirem seu futuro e a entenderem diferentes culturas, sempre respeitando e lidando positivamente com as diferenças”, contou.

O Interbrasil Piauí foi a primeira etapa da Simulação, a qual levará os melhores delegados de cada Estado para participar da última etapa do Modelo Internacional do Brasil (MIB), uma simulação de elite em nível nacional que será realizada em Brasília, durante o mês de dezembro. Os estudantes que se destacarem no MIB, viajarão para os Estados Unidos, para a etapa final mundial da Competição.

Confira a relação de alunos do Instituto Dom Barreto (IDB) e da Escola Madre Maria Villac (MMV) classificados para o Modelo Internacional do Brasil (MIB):

Comitê do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CNSU)

Ana Sofia de Carvalho e Souza da 1ª Série do Ensino Médio – (IDB)

Beatriz Neres de Sousa da 2ª Série do Ensino Médio – (MMV)

Davi Garcia Vale e Nascimento da 2ª Série do Ensino Médio – (IDB)

Helena Albuquerque Belfort de Carvalho do 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Isabele Souza Raulino Lopes da 1ª Série do Ensino Médio – (IDB)

João Matheus Frota Girão do 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Lara Nunes Miranda do 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Larissa Nery Martins da 1ª Série do Ensino Médio – (IDB)

Pedro Rodrigues Moreira Rocha 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Valentina Couto Sá Fonseca do 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Yasmin Cardoso Ferreira Belfort do 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Comitê da Organização dos Estados Americanos (OEA)

Ana Márcia Borba Dantas do 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Arthur Pereira da Silva Abreu da 2ª Série do Ensino Médio – (IDB)

Iago de Oliveira Rodrigues do 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Luísa Martins Soares Barbosa do 9º Ano do Ensino Fundamental – (IDB)

Maria Clara Sanches Curti Dourado 1ª Sériey do Ensino Médio – (IDB)

O Instituto Dom Barreto parabeniza todos os brilhantes e professores por seus esforços e conquistas!