Dia das Mães

IMG-20150509-WA0058O Dia das Mães é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio – como no aqui no Brasil e na Irlanda. Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de maio.

A idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é Anna Jarvis. No século XX, esta jovem americana perdeu sua mãe, Ann Maria Reeves Jarvis, e entrou em depressão. Preocupadas com ela, suas amigas resolveram dar uma festa, para perpetuar a memória da mãe de Anna e ao mesmo tempo tentar animá-la. Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, independente de estarem vivas ou mortas. Em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, Anna Jarvis criou um memorial em homenagem a ela e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos da época, Thomas Woodrow Wilson, proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Porém, a mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia Antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. A tradição de homenagem às mães continuou com as festas em honra de Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe). Já no Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficalizou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no Brasil.

Nesta data tão especial, o IDB parabeniza todas as mães que fazem parte da família dombarretana: as mães, avós, tias, madrinhas, irmãs, pais que são mães, mães que são pais…enfim, a todas que exercem com muito amor esta função tão linda, designada por Deus.

Paz e Bem!