Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Sempre que se fala em preparação para o vestibular e o uso da internet, ouvimos as mais diversas reações. Para a maioria das pessoas, as duas coisas não combinam e não devem andar juntas. Para outras, é uma união benéfica, vista como uma ferramenta a mais de estudo e aprendizado.

A grande verdade é que os dois pontos de vista estão corretos em partes. Cabe ao vestibulando ter a responsabilidade e o bom senso de julgar até que ponto a internet pode ajudar ou atrapalhar os seus estudos. Mesmo que os pais tentem intervir, essa é uma postura que o candidato ao vestibular ou Enem deve ter e assumir sozinho, afinal de contas, ele é o principal interessado em conseguir aprovação na instituição que deseja e que vem se preparando exaustivamente.

Para avaliar se realmente o uso da internet vem atrapalhando os seus estudos, é interessante analisar quantas horas você navega. Logo depois, veja com o que você gasta esse tempo. Se a resposta for em redes sociais, como Facebook, Twitter, WhatsApp etc é hora de repensar a utilização da internet durante a sua preparação para as provas.

Essas redes de relacionamento têm como principal característica a interação. E a interação, no caso do vestibulando, torna-se sinônimo de grande distração, fazendo com que ele perca horas valiosas de estudos navegando por essas páginas. Portanto, no ano do vestibular, é necessário ter cautela quanto ao uso da internet.

Mas há outro ponto de vista. Alguns professores veem a internet como uma aliada na complementação dos estudos, desde que seu uso seja consciente, com disciplina e foco, não sendo utilizada em todo o tempo somente para sites de relacionamento.

Na internet, há inúmeros blogs, jornais, sites, vídeos e portais de educação, como é o caso do Super Vestibular, com conteúdos que agregam e beneficiam o estudo dos candidatos ao vestibular. Esse meio de aprendizado pode auxiliar o estudante, já que traz uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo. A cautela precisa ficar justamente na seleção dos conteúdos e sites para otimizar o tempo na internet e evitar distrações.

Vale salientar que mesmo com todas essas ferramentas disponíveis na internet, elas não devem ser as únicas fontes de conhecimento. O estudo através da leitura de livros e da resolução de exercícios é fundamental e também deve continuar.

Nesse momento de preparação é preciso muito autocontrole e organização de horários para utilizar as páginas de relacionamento que, de certa forma, não irão agregar em nada aos seus estudos. Aproveite para utilizar aquelas que irão te auxiliar de verdade. Tente fazer com que essa interação entre estudo e internet seja produtiva para você.

Fonte: Erica Caetano

Via: Mundo Educação

http://vestibular.mundoeducacao.com/dicas/internet-ajuda-ou-atrapalha-os-estudos.htm#ixzz3aUpsWmci