IDB realizará a IV Feira de Robótica

O Instituto Dom Barreto realizará, no período de 26 a 29 de maio e no dia 1º de junho, a IV Feira de Robótica. Serão cinco dias de Feira, ocasião em que toda a comunidade dombarretana está convidada para participar e conhecer os trabalhos realizados pelos alunos do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.

A disciplina de Robótica do IDB tem o objetivo de ajudar na compreensão das outras disciplinas, pois a Robótica tem uma abordagem interdisciplinar que passeia por várias áreas do conhecimento.

À frente da Feira estão os professores Jenner Vaz, Henrique Moura e Alexandre Tolstenko, que também são professores da disciplina na instituição. A idéia do evento é que os alunos aprendam como transformar outros conteúdos com a ajuda da construção concreta de determinado tema, o que terá repercussão no processo cognitivo individual.

Durante o evento, os alunos apresentarão seus trabalhos que, ao todo, são dez projetos diferentes. Cada construção aborda uma matéria e um tema dentro da matéria. Sistema Solar, Sustentabilidade, Reciclagem, Probabilidade, Seleção natural, Acessibilidade, Alimentação, Gravidade e Movimentos são alguns desses temas.

“Os professores organizam a Feira e os alunos fazem acontecer. Então, a equipe vai construir o robô. Para facilitar a compreensão dos temas abordados e da explanação do projeto apresentado, os alunos trarão para a apresentação outros recursos para que os visitantes tenham uma melhor compreensão acerca do trabalho. O robô é o carro-chefe do projeto, mas os estudantes também usarão outros materiais para complementar o momento”, explicou o professor da disciplina e um dos organizadores da Feira, Henrique Moura.

Ainda segundo Henrique, a idéia da Feira é uma “Aula de portas abertas”.  Os estudantes irão construir os robôs no momento da Feira e, em seguida, apresentarão aos visitantes todo o procedimento realizado.

A disciplina de Robótica, no Instituto Dom Barreto, baseia-se nos quatro pilares da Unesco – permitindo que os alunos absorvam os aspectos tecnológicos e também incorporem diversas habilidades e capacidades consubstanciadas nos seguintes aprenderes: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a agir.

Aguardamos toda a comunidade dombarretana na próxima semana para prestigiar o trabalho dos nossos brilhantes amanhãs. Confira abaixo os horários da programação da IV Feira de Robótica do IDB.

Paz e Bem!

 Horarios