Alunos do IDB participam da palestra “Anima-te” sobre Stop Motion

DSC_4328A manhã deste sábado foi recheada de muita animação, história e interação. É que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram da palestra “Anima-te”, que abordou a história e produção do Stop Motion. A palestra, que faz parte das atividades da disciplina de Artes, foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Piauí, Neila Rocha Siqueira, que coordena o projeto PIA – Projeto de Ilustração e Animação, da UFPI.

A professora de Arte do IDB, Estela Nascimento, explicou que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental trabalharam o ano todo com o Stop Motion, com a criação de personagens, e com toda a produção que isso envolve, por isso a ideia da palestra de hoje.

DSC_4205“O intuito da palestra é orientar os alunos sobre a história da animação, explicando alguns procedimentos da produção de uma animação, e a professora Neila já desenvolve esse trabalho a bastante tempo na UFPI. Nós já estamos trabalhando com nossos alunos essa temática, como a criação de personagens e a produção de uma animação, integrando os elementos da linguagem visual, que são a linha, o ponto, a forma e a cor. Os alunos também estão na produção de uma animação, que será exibida na sala de cinema do IDB, na próxima semana”, explica.

Durante a palestra, a professora Neila explicou que Stop Motion é uma técnica que envolve a animação de seres inanimados, como bonecos, por exemplo, e que pode ser feita com qualquer objeto. Além disso, também foi abordada a história da animação no Piauí. A professora também indicou uma série de aplicativos, de fácil manuseio, que auxiliam na produção ou edição de animações.

Paz e Bem!