História do IDB

O Instituto Dom Barreto foi criado em Teresina, no ano de 1944, pela Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, e, desde então, estamos formando cidadãos eticamente autônomos e capazes de refletir sobre a sua realidade social, a fim de transformar o mundo em um lugar melhor.

O trabalho das Irmãs como educadoras estendeu-se por mais de meio século, quando, então, decidiram dedicar-se exclusivamente à missão pastoral, nas comunidades pobres das periferias de Teresina. Em 1983, a Congregação confiou a direção da Escola ao professor Marcílio Flávio Rangel de Farias, que ampliou o projeto, consolidando a concepção pedagógica que hoje continua a nos orientar: “estudar é crescer”.

O Instituto Dom Barreto já foi dirigido também pela professora Maria Stela Rangel da Silva e, atualmente, por Marcela Clarissa Damasceno Rangel de Farias. A Escola compreende os seguintes segmentos de intervenção social: o Instituto Dom Barreto - Centro, que oferece Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio; o Instituto Dom Barreto - Leste, com Educação Infantil e Ensino Fundamental; a Escola Madre Maria Villac, localizada no Bairro Satélite, que atende a comunidade com Ensino Fundamental e Ensino Médio; e a Casa Dom Barreto, um abrigo permanente para crianças e adolescentes em situação de risco social.

INVESTINDO EM EDUCAÇÃO

Instituto Dom Barreto acredita que investir em educação de qualidade, compromissada com o exercício da cidadania e com a responsabilidade social significa “ajudar a pintar brilhantes amanhãs”. Sêneca, há tempos, já dizia isso: “a Educação exige os maiores cuidados, pois ela influi sobre toda a vida”. Por isso, os alunos devem ser tomados como cidadãos em construção, como indivíduos pertencentes de um grupo; como agentes transformadores de suas realidades, engajados com o compromisso de fazer mais e fazer melhor – compromisso de realizar-se e promover o bem para a sociedade.

Contudo, de nada valeria o esforço de promover a educação e a formação de cidadãos comprometidos com a tarefa de contribuir para uma sociedade melhor se esse compromisso com a transformação da realidade que nos envolve fosse deixado de lado pelo próprio Instituto Dom Barreto. De nada adiantaria o senso de dever profissional com a educação e a crença no seu poder de desenvolvimento social, se faltássemos com a responsabilidade de estender o ensino de qualidade a quem sempre se viu à margem das políticas públicas

.A atuação do Instituto Dom Barreto, que passa por uma inserção de mundo questionadora da realidade social brasileira, sempre foi mantida por recursos próprios. O Instituto Dom Barreto nunca recebeu e continua não recebendo nenhuma subvenção oriunda de qualquer instituição pública, nacional ou internacional. É uma proposta de ação social auto-sustentada e comprometida com a valorização do ser humano como sujeito da sua própria história.

O modelo praticado pela Escola, no entanto, vai mais longe ainda: aplica todo e qualquer excedente operacional, quando existe, no desenvolvimento das finalidades da própria Instituição, e confere ao patrimônio da mesma a missão de ser de utilidade pública. Isso faz uma grande diferença para uma sociedade de um determinado lugar, num determinado tempo. Tempo e lugar em que tal conduta deva ser assumida, como compromisso com a sorte da gente que, neles, vivem e aspiram crescer como seres humanos.

Facebook do Instituto Dom Barreto Canal no YouTube Instagram do Instituto Dom Barreto App Família IDB na Play Store


 (Android) App Família IDB na App Store

(IOS)

Unidades

CENTRO

Rua Gabriel Ferreira, 691 - Centro
Cep: 64000-250 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3228-8800  -  Tel:  +55 (86) 3223-3769
Email:   idb@dombarreto.g12.br

ZONA LESTE

Rua Senador Cândido Ferraz, 2015 - São Cristóvão
Cep: 64051-130 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3234-1142
Email:   idbleste@dombarreto.g12.br

MADRE MARIA VILLAC

Rua Santa Teresinha, 4481 - Satélite
Cep: 64059-140 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3237-4863
Email:   mmv@dombarreto.g12.br