O Instituto Dom Barreto foi criado em Teresina, no ano de 1944, pela Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, e, desde então, estamos formando cidadãos eticamente autônomos e capazes de refletir sobre a sua realidade social, a fim de transformar o mundo em um lugar melhor.
O trabalho das Irmãs como educadoras estendeu-se por mais de meio século, quando, então, decidiram dedicar-se exclusivamente à missão pastoral, nas comunidades pobres das periferias de Teresina. Em 1983, a Congregação confiou a direção da Escola ao professor Marcílio Flávio Rangel de Farias, que ampliou o projeto, consolidando a concepção pedagógica que hoje continua a nos orientar: “estudar é crescer”.
O Instituto Dom Barreto já foi dirigido também pela professora Maria Stela Rangel da Silva e, atualmente, por Marcela Clarissa Damasceno Rangel de Farias. A Escola compreende os seguintes segmentos de intervenção social: o Instituto Dom Barreto - Centro, que oferece Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio; o Instituto Dom Barreto - Leste, com Educação Infantil e Ensino Fundamental; a Escola Madre Maria Villac, localizada no Bairro Satélite, que atende a comunidade com Ensino Fundamental e Ensino Médio; e a Casa Dom Barreto, um abrigo permanente para crianças e adolescentes em situação de risco social.
INVESTINDO EM EDUCAÇÃO
Instituto Dom Barreto acredita que investir em educação de qualidade, compromissada com o exercício da cidadania e com a responsabilidade social significa “ajudar a pintar brilhantes amanhãs”. Sêneca, há tempos, já dizia isso: “a Educação exige os maiores cuidados, pois ela influi sobre toda a vida”. Por isso, os alunos devem ser tomados como cidadãos em construção, como indivíduos pertencentes de um grupo; como agentes transformadores de suas realidades, engajados com o compromisso de fazer mais e fazer melhor – compromisso de realizar-se e promover o bem para a sociedade.
Contudo, de nada valeria o esforço de promover a educação e a formação de cidadãos comprometidos com a tarefa de contribuir para uma sociedade melhor se esse compromisso com a transformação da realidade que nos envolve fosse deixado de lado pelo próprio Instituto Dom Barreto. De nada adiantaria o senso de dever profissional com a educação e a crença no seu poder de desenvolvimento social, se faltássemos com a responsabilidade de estender o ensino de qualidade a quem sempre se viu à margem das políticas públicas
.A atuação do Instituto Dom Barreto, que passa por uma inserção de mundo questionadora da realidade social brasileira, sempre foi mantida por recursos próprios. O Instituto Dom Barreto nunca recebeu e continua não recebendo nenhuma subvenção oriunda de qualquer instituição pública, nacional ou internacional. É uma proposta de ação social auto-sustentada e comprometida com a valorização do ser humano como sujeito da sua própria história.
O modelo praticado pela Escola, no entanto, vai mais longe ainda: aplica todo e qualquer excedente operacional, quando existe, no desenvolvimento das finalidades da própria Instituição, e confere ao patrimônio da mesma a missão de ser de utilidade pública. Isso faz uma grande diferença para uma sociedade de um determinado lugar, num determinado tempo. Tempo e lugar em que tal conduta deva ser assumida, como compromisso com a sorte da gente que, neles, vivem e aspiram crescer como seres humanos.
Rua Gabriel Ferreira, 691 - Centro
Cep: 64000-250 - Teresina - PI
Tel:
+55 (86) 3228-8800
Email:
idb@dombarreto.g12.br
Rua Senador Cândido Ferraz, 2015 - São Cristóvão
Cep: 64051-130 - Teresina - PI
Tel:
+55 (86) 3234-1142
Email:
idbleste@dombarreto.g12.br
Rua Santa Teresinha, 4481 - Satélite
Cep: 64059-140 - Teresina - PI
Email:
mmv@dombarreto.g12.br