Prédio Vaticano ganha decoração junina especial baseada nos projetos das turmas do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental Notícias

  10/06/2022 16:02

Prédio Vaticano ganha decoração junina especial baseada nos projetos das turmas do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

O mês de junho chegou trazendo um mundo de cores, sons, sabores e muita alegria. É o período do ano em que o Brasil vivencia a riqueza cultural nordestina e, no Instituto Dom Barreto, não é diferente! A Escola abraça, por inteiro, o mês junino, veste as cores dessa linda comemoração e, neste ano, celebra o tema “Nossas terras, nossa gente, nossas raízes”.

Nos corredores do prédio Vaticano, sentimos a vibração da proposta junina em cada cantinho. A decoração do espaço é uma extensão dos projetos trabalhados em sala de aula, das turmas do 2º ao 5° Ano do Ensino Fundamental, e foi feita pelos próprios alunos. O homenageado especial em 2022 é o eterno cantor e compositor, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Em cada série, estão sendo desenvolvidas pesquisas e estudos especialmente para introduzir nossos brilhantes no planejamento trabalhado, como forma de assimilar e facilitar a compreensão. Todas as disciplinas também trabalham o tema junino correlacionando-o com os assuntos vistos em sala de aula.

Os Projetos Juninos do 2º ao 5° Ano do Ensino Fundamental

O foco do trabalho em sala de aula, nas turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental, foi a origem das festas juninas. Os dombarretanos compreenderam que o início dessa comemoração teve origem no período medieval, em que os europeus dançavam dentro dos castelos, como são apresentados nos contos de fadas. Foi uma tradição trazida pelos portugueses e que, misturada aos costumes dos africanos e dos indígenas, tomou um novo corpo no Brasil. Essa relação foi feita com os alunos, para que eles percebessem como se dá a construção das tradições culturais de um povo ao longo do tempo.

No Projeto de Leitura da turma, inclusive, os estudantes apreciaram o livro “A rendeira borralheira”, de Socorro Acioli, que recria a famosa história “A Gata Borralheira”, porém, dentro dos costumes nordestinos. No livro, o baile dá espaço à festa junina, abrilhantada ao som de Luiz Gonzaga.

No 3º Ano do Ensino Fundamental, as turmas foram às raízes nordestinas em uma viagem pela vida do sanfoneiro, cantor e compositor, Luiz Gonzaga, através de suas músicas. Os alunos estudaram a história de Luiz, a relação do cantor com o seu pai, Januário, o local onde ele nasceu, as letras e as principais parcerias. Ao longo do projeto, estão sendo trabalhados os elementos culturais.

O trabalho do 4º Ano do Ensino Fundamental segue uma linha muito semelhante à do 3º Ano. O projeto é baseado em Luiz Gonzaga, em suas parcerias e amizades. Os estudantes aprenderam que, além do brilhante artista que foi Luiz, ele também teve importantes parceiros na construção das letras de suas músicas. Com o auxílio de uma ferramenta virtual, os professores têm repassado, através de um mapa mental, uma contextualização da vida e da obra do Rei do Baião.

Nas aulas do 5º Ano do Ensino Fundamental, os alunos fizeram um mergulho na vida de viajante de Luiz Gonzaga. Até encerrar o mês, os alunos do 5º Ano terão uma programação voltada para o tema do projeto “Luiz Gonzaga canta a vida de viajante”. O estudo é baseado nos movimentos migratórios, assunto visto em sala durante as aulas de Geografia. Para a festa junina, os alunos irão dançar as mesmas músicas trabalhadas em classe, durante as aulas de cada disciplina, sobre a ida para São Paulo e para o Rio de Janeiro dos nordestinos de forma geral.

A culminância de todos os projetos trabalhados será as apresentações juninas de cada turma.

Quando a família abraça a proposta escolar

Nossos alunos estão vivenciando ricas experiências em meio a esse período. Além do envolvimento na sala de aula, muitos estudantes expandiram os estudos sobre o tema para além dos muros da Escola, compartilhando conhecimentos e vivenciando experiências com a família, como é o caso do aluno do 2º Ano do Ensino Fundamental, João Marcelo Cavalcante Araújo.

O aluno ganhou o livro “Os bichinhos de Luiz Gonzaga” do próprio autor, Wilson Seraine. Em casa, na companhia do pai e de sua mãe, João Marcelo faz a leitura diária do livro e, juntos, conversam sobre a história e as partes favoritas do livro e sobre a importância do músico para a cultura do nosso país.

João Marcelo contou sobre o que relata o livro e sobre a sua parte favorita: “o livro fala como os animais interagem, sobre o sertão e sobre a música “Asa Branca”. Ao final do livro, tem as músicas feitas por Luiz Gonzaga. A minha parte favorita é quando ele fala do cachorro, que é o melhor amigo do homem”. Quem acompanhou de perto a fala do aluno foi a coordenadora do Ensino Fundamental do IDB, professora Márcia Rangel, que se emocionou com o relato de João sobre o envolvimento da família com o projeto: “é isso que a gente quer! Que a família também participe!”.

Depois de muito aprendizado sobre a cultura junina e sobre as músicas de Luiz Gonzaga, aguardamos ansiosos o dia das apresentações dos nossos brilhantes.

 

 

Últimas notícias

Facebook do Instituto Dom Barreto Canal no YouTube Instagram do Instituto Dom Barreto App Família IDB na Play Store


 (Android) App Família IDB na App Store

(IOS)

Unidades

CENTRO

Rua Gabriel Ferreira, 691 - Centro
Cep: 64000-250 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3228-8800  -  Tel:  +55 (86) 3223-3769
Email:   idb@dombarreto.g12.br

ZONA LESTE

Rua Senador Cândido Ferraz, 2015 - São Cristóvão
Cep: 64051-130 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3234-1142
Email:   idbleste@dombarreto.g12.br

MADRE MARIA VILLAC

Rua Santa Teresinha, 4481 - Satélite
Cep: 64059-140 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3237-4863
Email:   mmv@dombarreto.g12.br