Equipe dombarretana é aprovada em primeiro lugar no Estado para a fase final da ONHB14 Notícias

  17/06/2022 14:45

Equipe dombarretana é aprovada em primeiro lugar no Estado para a fase final da ONHB14

A equipe dombarretana “Transetê no Futuê”, composta pelos alunos da 3ª Série do Ensino Médio Nicole Batista, Arthur Henrique e Renata Freire, e orientada pela professora de História Laura Brandão, foi aprovada em primeiro lugar, no Piauí, para a fase final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

A final será realizada de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. Neste ano, a ONHB teve mais de 73 mil participantes de todos os estados do país, num total de mais de 18 mil equipes inscritas.

As seis fases on-line da 14ª edição da ONHB encerraram em 11 de junho. Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. “Foram longas semanas que passamos em processo de orientação com as equipes, refletindo sobre os desafios que nos foram postos. Todo esse trabalho só é possível de forma coletiva, já que envolve todo o corpo docente de História e de áreas correlatas”, comentou a professora orientadora Laura Brandão sobre a preparação dos alunos para a competição.

Para Laura, a Olimpíada Nacional em História do Brasil é mais do que uma competição escolar, é um projeto de ensino de História sério e comprometido, que ajuda na construção de olhares sensíveis para as realidades que são próximas e distantes da nossa comunidade.

“É uma oportunidade para os nossos estudantes terem acesso a mais um espaço de construção democrática e séria de conhecimento. A ONHB ajuda a desenvolver várias habilidades - pesquisa, escrita, análise de documentos, leitura de imagens, músicas e outros suportes. Agora é focar na final, que acontecerá no mês de agosto, em Campinas (SP)”, finalizou a orientadora.

O finalista Arthur Henrique comentou sobre a conquista para a próxima etapa. “Foi uma surpresa que deixou a gente muito feliz. No processo foi complicado conciliar nossos horários da 3ª Série do Ensino Médio com a ONHB, mas com o apoio da professora Laura e da Elara tomamos boas decisões e seguimos adiante.”

Parabenizamos os nossos brilhantes, a professora orientadora e toda a equipe de professores de História do IDB por, mais uma vez, alcançar as primeiras colocações nas competições e por todo o trabalho desenvolvido antes e em meio ao processo de participação na Olimpíada.

Sobre a competição

Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é aberta para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos que podem estar no Ensino Fundamental (8º e 9º Ano) e/ou no Ensino Médio.

A ONHB tem o apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh), conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Devido à pandemia, nas duas últimas edições, em 2020 e 2021, a final ocorreu de forma on-line.

 

 

Últimas notícias

Facebook do Instituto Dom Barreto Canal no YouTube Instagram do Instituto Dom Barreto App Família IDB na Play Store


 (Android) App Família IDB na App Store

(IOS)

Unidades

CENTRO

Rua Gabriel Ferreira, 691 - Centro
Cep: 64000-250 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3228-8800  -  Tel:  +55 (86) 3223-3769
Email:   idb@dombarreto.g12.br

ZONA LESTE

Rua Senador Cândido Ferraz, 2015 - São Cristóvão
Cep: 64051-130 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3234-1142
Email:   idbleste@dombarreto.g12.br

MADRE MARIA VILLAC

Rua Santa Teresinha, 4481 - Satélite
Cep: 64059-140 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3237-4863
Email:   mmv@dombarreto.g12.br