14/11/2022 09:33
No penúltimo sábado (4/11) aconteceu, na Unidade IDB Leste, a primeira Copinha IDB de Judô. O evento contou com a participação de alunos das três unidades: Centro, Leste e Madre Maria Villac.
O Instituto Dom Barreto inseriu a prática de judô dentro da Escola há mais de 10 anos e, ultimamente, ela vem ganhando mais espaço, sendo parte da grade curricular de atividades da Madre Maria Villac para os alunos do Infantil I ao 3º Ano do Ensino Fundamental.
O projeto tem parceria com a AJEF (Associação de Judô Expedito Falcão). Conversamos com o Sensei Expedito, que foi treinador da campeã Sarah Menezes, e ele nos contou que quando começou na Escola, há alguns anos, “a prática era um pouco mais acanhada” e, depois da nova gestão, houve a ideia de levar a atividade adiante, então foi assim que surgiu a iniciativa de promover a I Copinha IDB de Judô. Expedito acrescentou que acredita que depois do evento a aceitação do projeto será ainda maior e mais crianças se interessarão em participar da luta esportiva.
No total, hoje, mais de 600 alunos praticam o esporte na Escola. O IDB reconhece o esporte como uma atividade extracurricular importante para o desenvolvimento das crianças, melhorando não só a qualidade de vida mas, no caso do judô, preparando também para diferentes contextos e situações do dia a dia.
Conversamos com dois alunos que participaram do evento no último sábado. Para Ângelo (11), aluno do 5º Ano do Ensino Fundamental, a prática esportiva o ajudou muito a se sentir mais seguro, e acrescentou que a parte preferida durante as aulas são as atividades que fazem em grupo. Para ele, “o evento foi bem legal", "e já estou na expectativa para os próximos campeonatos”, acrescenta.
Para Sofia Brandão (8), aluna do 3º Ano do Ensino Fundamental, o campeonato foi muito divertido, e sua parte preferida do evento foi receber a medalha. “O judô me ajudou muito a manter a calma e a paciência em casa e na Escola.”
O Judô é uma arte marcial de origem japonesa. É uma prática de combate que prioriza a atividade em grupo, a disciplina, o respeito, a educação, a empatia e a resiliência.
Os alunos estão ansiosos para sentir novamente a emoção da I COPINHA de Judô, que foi um sucesso, e já perguntam quando será a próxima