Mostra de Foguetes 2023 mobiliza alunos do IDB e Villac Notícias

  19/05/2023 16:50

Mostra de Foguetes 2023 mobiliza alunos do IDB e Villac

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. A olimpíada é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e visa a estimular o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins entre os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Nossos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio realizaram, com sucesso, todas as etapas da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os protótipos foram produzidos garrafas PET.

Seguindo as especificações do edital da competição os lançamentos foram feitos na quadra da escola e na Universidade Federal do Piauí (UFPI), de acordo com as séries.

O modo como os foguetes são construídos também é determinado pelo edital da competição:

Nível 1: destinado aos alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino fundamental - Foguete de canudo por impulso de ar comprimido;

Nível 2: destinado aos alunos do 4º ao 5º Ano do Ensino Fundamental - Foguete de papel movido por impulso de ar comprimido;

Nível 3: destinado aos alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental - Foguete movido com água e ar comprimido;

Nível 4: destinado aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio ao Ensino Superior - Foguete movido com vinagre e bicarbonato de sódio.

Segundo a coordenadora de olimpíadas do Instituto Dom Barreto, Emília Amorim, os alunos foram acompanhados e orientados durante todo o processo. “A construção dos foguetes começou em março para os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Os alunos vinham no contra turno e construíam os foguetes com o auxílio do professor Iago Lira e do professor Jônatas Oliveira. Já os alunos do 3º , 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental construíram os foguetes em casa com auxílio dos professores de Ciências, a partir de instruções postadas na plataforma classroom.”

Para o professor de Física e Robótica, Francisco Iago Lira, é fundamental as escolas incentivarem a participação dos alunos: “É uma forma dos estudantes vivenciarem atividades extracurriculares, com o intuito de cativar e conquistar o interesse pelo estudo da Ciência Física.”

Para a aluna Lorena Hellmann, da 1ª Série do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto, o incentivo da Escola é essencial para que os alunos consigam ver na prática, em sala de aula, os fenômenos estudados, além de auxiliar nas escolhas profissionais. “O incentivo da Escola tanto na teoria quanto na prática é muito importante para a nossa escolha pessoal da profissão que vamos cursar no futuro”.

A aluna Gilsyanne Pereira, da 1ª Série da Escola Madre Maria Villac, afirma que a participação na competição ajuda a desenvolver habilidades educacionais e socioemocionais. “É uma olimpíada que permite ampliarmos nossos conhecimentos sobre Física, além de desenvolver a colaboração, o trabalho em grupo e a resiliência.”

Clique abaixo para saber mais sobre a MOBFOG 2023:

http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&pag=conteudo&idconteudo=586&idcat=29&subcat

Avante, brilhantes!

 

 

Últimas notícias

Facebook do Instituto Dom Barreto Canal no YouTube Instagram do Instituto Dom Barreto App Família IDB na Play Store


 (Android) App Família IDB na App Store

(IOS)

Unidades

CENTRO

Rua Gabriel Ferreira, 691 - Centro
Cep: 64000-250 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3228-8800
Email:   idb@dombarreto.g12.br

ZONA LESTE

Rua Senador Cândido Ferraz, 2015 - São Cristóvão
Cep: 64051-130 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3234-1142
Email:   idbleste@dombarreto.g12.br

MADRE MARIA VILLAC

Rua Santa Teresinha, 4481 - Satélite
Cep: 64059-140 - Teresina - PI
 
Tel:  +55 (86) 3237-4863
Email:   mmv@dombarreto.g12.br