18/08/2023 10:47
A 38º Edição da Gincana Cultural “Teresina, Meu Amor” entrou para a história do Instituto Dom Barreto pela mobilização, grandiosidade e produção que as equipes Caruá e Ofoliá levaram para a quadra do Iate Clube de Teresina, no dia 16 agosto de 2023. Este ano, contemplamos o tema “Esporte, ciência e uma cidade em movimento”, que moldou as belíssimas Tarefas Normais apresentadas pelas duas equipes.
Caruá e Ofoliá coloriram o dia, além de realizar uma festa com muito som, brilhos e discussões sociais necessárias, um verdadeiro presente a Teresina. Foi um trabalho em equipe emocionante, que mostra como os dombarretanos desenvolvem com tamanha seriedade as atividades deste evento, cumprindo com maestria o papel de gincaneiros.
Durante todo o dia, foi impossível conter a emoção com os espetáculos realizados no decorrer da execução das dez Tarefas, avaliadas criteriosamente pelo corpo de jurados. Presidindo à Mesa de Jurados, a professora e coordenadora de Língua Portuguesa do IDB, Teresinha Ferreira, honrou em mais um ano de gincana seus compromissos no evento.
Juntamente com a presidente, o corpo de jurados no turno da manhã foi composto pelo ex-judoca e doze vezes campeão brasileiro Benito Mussoline Neto; Andressa Hevenly, gestora do Centro de Ginástica Olímpica de Teresina; Ederson Almeida, Presidente da Federação de Badminton do Piauí e o doutor em Educação Física, Edvaldo César, que permaneceu durante o turno da tarde também como jurado.
Durante a tarde, os jurados foram o ex-atleta e medalhista olímpico Claudio Roberto; a artista plástica e arquiteta Natália Martins e a jornalista da Rede Meio Norte, Mayara Dias.
O comando da apresentação da Gincana nos dias 16 de agosto já é tradição e, esse ano, não foi diferente. O antigo aluno Gustavo Dias esteve mais uma vez à frente do evento, animando, coordenando e auxiliando as equipes gincaneiras, as equipes de apoio e a comissão organizadora no decorrer de todas as provas e puxando as tarefas surpresas e relâmpagos, que ocorriam no intervalo de uma prova e outra.
O evento foi magnífico e as competições bastante acirradas. A vencedora da Gincana IDB 2023 foi a Equipe Caruá, que levou o troféu de campeã após um hiato de quatro anos. A equipe floresceu no decorrer das atividades e a sede pela vitória traduziu-se durante as apresentações vistas em quadra.
Os gincaneiros levaram para casa os troféus de Primeiro e Segundo colocado, feito pelas mãos da artista plástica Kalina Rameiro. A artista produz as artes para o evento há quatorze. “Durante a criação dos troféus, eu busco traduzir o que é o envolvimento da gincana e todos os seus sentimentos. Nele, sempre mantenho a folha do algodoeiro, que é o selo desses troféus, o ouro para o primeiro colocado e a prata para o segundo colocado. Esse ano o tema é muito incentivador! Saibamos que não existe ganhador ou perdedor. O que vale é o aprendizado”, comentou a artista.
Foram quase doze horas de Gincana! Caruá conquistou o título de campeão com 13.504,51pontos contra 13.264,02 da equipe Ofoliá. Parabenizamos as duas equipes pela caminhada desde o lançamento do tema até o dia 16 de agosto. Foi um trabalho grandioso, que envolveu toda a comunidade e o resultado é uma linda e espetacular festa para todos os brilhantes amanhãs, para os antigos alunos, para os familiares e para nossa Teresina.
Parabéns, gincaneiros! Próximo ano tem mais!