08/09/2023 14:10
A comunidade dombarretana está em festa por um motivo muito especial. Na noite desta quarta-feira, 6 de setembro, foi realizada a entrega das medalhas da Olimpíada Canguru de Matemática aos alunos premiados na competição referente ao ano de 2023.
Os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto conquistaram, no total, 736 medalhas, e neste ano batemos nosso recorde, totalizando, em 10 anos de participação, 3.868 premiações.
Nesta edição da Olimpíada Canguru de Matemática, o total de participantes foi de quase 1 milhão de cerca de 4.600 escolas de todos os estados brasileiros. Desse total, são premiados 10% em cada nível, sendo que 1% ganha ouro, 2%, prata, 3%, bronze, e 4%, honra ao mérito. Concorrência de alto nível.A Olimpíada Canguru de Matemática, que é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países, tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, além de favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática.
A mesma prova é realizada em mais de 80 países, sendo o número de participantes mundial superior a seis milhões de estudantes.
É importante deixar claro que a Olimpíada Canguru não é uma olimpíada mundial de matemática como a IMO – como é conhecida a Olimpíada Mundial de Matemática, somente para os seis melhores estudantes do ensino médio de cada um dos países que tomam parte da competição. Nessa olimpíada, esses alunos devem resolver seis problemas extremamente difíceis em dois dias consecutivos, em uma prova de quatro horas e meia por dia.
O coordenador da disciplina de Matemática da Escola, Afonso Norberto, explica a importância dessa conquista e seu significado para a instituição e o impacto na vida dos alunos.
“Este ano, o IDB mais uma vez conquistou mais de 700 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática. Foi um resultado muito significativo, pois mostra que nossos brilhantes estão aprendendo bem o que está sendo ensinado. Bom ressaltar que é uma prova que eles fazem sem roteiro e inclui vários assuntos de séries anteriores e posteriores a que estão estudando, ou seja, nossos brilhantes sabem raciocinar bem. Acreditamos que bons resultados ainda vão surgir esse ano, pois temos 60 alunos classificados para a segunda fase da OBMEP, 30 para fazer a piauiense de Matemática, vários vão fazer a OBRL ( Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico) e ainda teremos no final de outubro a tradicional OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), a mais desafiadora de todas. Tudo isso justifica porque o IDB sempre figura nas edições do ENEM entre as maiores médias de Matemática do Brasil. Parabéns aos nossos alunos e, claro, a todos os professores de Matemática do IDB”, explicou o professor Afonso.
O Concurso Canguru de Matemática é mais do que apenas uma competição, é uma celebração do talento matemático e uma plataforma para inspirar a próxima geração de matemáticos.
Os alunos premiados são verdadeiros exemplos de como a dedicação e o amor pela matemática podem abrir portas para um futuro brilhante. Que eles continuem a brilhar e inspirar outros a abraçar o desafio e a beleza da matemática.
Parabenizamos a todos os alunos pela participação, que já é um grande passo para um caminho de vitórias. Aos que foram premiados, parabenizamos pela conquista e por servirem de exemplo e inspiração.