24/08/2024 08:59
O Instituto Dom Barreto (IDB) e a Escola Popular Madre Maria Villac celebraram a conquista notável na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) de 2023, com a premiação de seus alunos. A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu na tarde da última quarta-feira (22), no Auditório Afonso Sena da UFPI – Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, reunindo estudantes, familiares e colaboradores das duas instituições.
Ao todo, foram 11 premiações conquistadas. O destaque foi para Gledson Júnior, da Escola Madre Maria Villac, que ganhou a medalha de ouro.
Os vencedores das medalhas de prata foram Davi Leite Félix Canuto Baia e Antônio Gustavo Soares Francelino, ambos do Instituto Dom Barreto. As medalhas de bronze foram conquistadas por David Gabriel Moura da Cunha (Escola Madre Maria Villac), Sofia dos Santos Vilarinho Viana, Giovanna Maria Carvalho Santos e William Alves da Silva Costa (todos do Instituto Dom Barreto).
Além das medalhas, quatro alunos receberam menções honrosas: João Gabriel Reis Araújo e Ester Passos Reis dos Santos (Escola Madre Maria Villac); Lara Beatriz Barbosa Aires e Guilherme Bonfim Mendes Campelo (Instituto Dom Barreto).
O evento de entrega das premiações foi marcado por uma cerimônia solene que destacou o empenho e o talento dos alunos premiados, com a presença do reitor da Universidade do Piauí, Gildásio Guedes. A presença de representantes das escolas, bem como familiares e amigos dos estudantes, proporcionou um ambiente de celebração e reconhecimento pelo esforço e dedicação na competição nacional.
A Olimpíada Brasileira de Física é uma das competições mais importantes do país, voltada para estimular o interesse pela Física e promover o desenvolvimento das habilidades científicas entre os estudantes. A participação e a conquista de medalhas nesse evento são um reflexo da excelência acadêmica e do compromisso das instituições educacionais com a formação de seus alunos.