12/02/2025 09:02
No Instituto Dom Barreto, o respeito, a empatia e a segurança fazem parte do nosso compromisso diário com os alunos. Nossa campanha permanente contra o bullying segue firme e alinhada às melhores práticas educacionais e agora se fortalece com a nova Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares nas escolas de todo o país.
Desde 2016, a Lei Nº 13.185 reconhece o bullying como uma prática grave, capaz de causar danos emocionais profundos. Por isso, é essencial conscientizar nossos alunos sobre a importância do respeito e do impacto de suas ações na vida dos colegas.
O bullying pode se manifestar de diversas formas — físicas, verbais e digitais. A exposição indevida nas redes sociais, mensagens ofensivas e exclusão virtual também são formas de violência. Com a nova legislação que restringe o uso de celulares nas escolas, buscamos criar um ambiente mais saudável, minimizando riscos e promovendo interações mais respeitosas e seguras.
A Lei nº 15.100/2025, em vigor desde o início deste ano letivo, estabelece que o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos é proibido dentro das escolas públicas e privadas do país.
Essa mudança visa melhorar o foco dos alunos, reduzir distrações e prevenir comportamentos nocivos, como o cyberbullying.
O IDB apoia integralmente essa medida, pois acreditamos que um ambiente de aprendizado livre de interferências digitais contribui para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes.
Educar vai além do ensino tradicional. É ensinar sobre responsabilidade, respeito e empatia. No Instituto Dom Barreto, seguimos firmes nesse compromisso. Juntos, construímos uma escola mais segura e acolhedora para todos!