30/05/2019 22:24
Durante todos os dias de maio, foram realizadas atividades voltadas para o tema “Família” em todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em comemoração ao Dia Internacional da Família e à Festa da Família IDB. Nesses dias, nossa Escola vivenciou momentos de muita união e amor.
Para encerrar com “chave de ouro” estas vivências e celebrar o amor missionário das Irmãs de Jesus Crucificado, que há setenta e cinco anos abraçaram o desafio de construir, juntamente com o Professor Marcílio Flávio Rangel, uma escola para a paz, para o bem e para o amor da comunidade teresinense, foi realizado um concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina para toda a Família Dombarretana, na noite desta quarta-feira (29/5), no Mansão Bliss Favorito.
Regida pelo maestro Aurélio Melo, a Orquestra Sinônica apresentou uma audição especial com músicas de Roberto Carlos. O concerto foi realizado em duas apresentações: a primeira para os pais de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do IDB Centro e Leste e a segunda para os pais de alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e para antigos alunos.
Para abrir o espetáculo, a vice-diretora do IBD, Marcela Rangel, deu as boas-vindas aos presentes e falou palavras que expressavam amor e emoção. Em seu discurso, a vice-diretora exaltou com orgulho a participação da Orquestra Sinfônica de Teresina no evento. “Gostamos, orgulhosamente, de dizer que a Orquestra Sinfônica é nossa, do nosso Piauí. Foi inevitável a associação do repertório de canções do Roberto Carlos com as imagens que carregamos da história desta Escola e da linda e plural Família Dombarretana que estamos dia a dia construindo aqui”, disse.
Ainda em sua fala, Marcela Rangel lembrou a origem da Escola e agradeceu às irmãs Missionárias de Jesus Crucificado e a seu pai, nosso saudoso Professor Marcílio Flávio Rangel, que o definiu como “um professor apaixonado pela educação e pelo povo, pela terra, pelos caminhos sob o sol do Piauí. Para nós, hoje, a impressão é de que foi para ele que Caetano escreveu e Roberto Carlos cantou os versos: Eu vi muitos cabelos brancos na fronte dos artistas/ o tempo não para e, no entanto, ele nunca envelhece/ aquele que conhece o jogo, do fogo das coisas que são/ é o Sol, é o tempo, é a estrada, é o pé e é o chão.”
As apresentações foram belíssimas e contaram ainda com grandes nomes da música piauiense, como Roraima, José Quaresma e a cantora Elayne Leonel, que deram voz às belas e significativas músicas do rei Roberto.
A presença de toda a comunidade dombarretana neste momento de celebração só fortaleceu os laços de amor e amizade que constituem as nossas relações de convivência no dia a dia, pois o Instituto Dom Barreto acredita e defende que “a família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte, e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados pelo mesmo tronco comum, que precisa ser forte para suportar os desafios da vida.”