Nossa História

O Instituto Dom Barreto foi criado em Teresina, no ano de 1944, pela Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, e, desde então, está formando cidadãos eticamente autônomos e capazes de refletir sobre a sua realidade social, a fim de transformar o mundo em um lugar melhor.

Em 1983, a Congregação confiou a direção da Escola ao professor Marcílio Flávio Rangel de Farias, que ampliou o projeto, consolidando a concepção pedagógica que hoje continua a nos orientar com a adoção do lema: “Estudar é crescer”. 

O IDB já foi dirigido pela professora Maria Stela Rangel da Silva e, atualmente, por Marcela Clarissa Damasceno Rangel de Farias. A Escola compreende os seguintes segmentos de intervenção social: o Instituo Dom Barreto - Centro que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-Vestibular; a ​Unidade Marcílio Flávio Rangel de Farias, com Educação Infantil e Ensino Fundamental; a Escola Madre Maria Villac, localizada no Bairro Satélite, que atende à comunidade da Educação Infantil ao Ensino Médio; e a Casa Dom Barreto, um abrigo permanente para crianças e adolescentes em situação de risco social  localizada no Bairro Mocambinho. 

Cotidianamente, a escola constrói-se de muitos sonhos que se atualizam e se ampliam pela dinâmica do processo histórico, desde as irmãs missionárias, do profº Marcílio Flávio Rangel até os professores e gestores que se dedicam à formação de crianças e jovens como protagonistas de sua própria história, ao tempo que, partindo desse nível individual, alcancem o nível global e possam, assim, intervir na sociedade, contribuindo dessa maneira para um mundo mais justo.  

Irmãs Missionárias de 
Jesus Crucificado

Marcílio Flávio
 Rangel de Farias

Presidente de Honra

Marcela Clarissa Damasceno
Rangel de Farias

Diretora Geral

Coordenadora do Ensino Médio

Maria Stela 
Rangel da Silva

Diretora Geral (2006-2019)
 
Atual Vice-Diretora Geral

Camila Rafaela Damasceno 
Rangel de Farias Bezerra

Diretora Unidade Marcílio 
Flávio Rangel de Farias

Diretora Escola Madre 
M. Villac

Prof. Bernadete de Lourdes
 Rangel Gomes

Coordenadora do Ensino Infantil

Prof. Márcia Cristina 
Rangel Félix

Coordenadora do Ensino Fundamental

Wanderson de Sousa Moura

Coordenador do 5º ao 7º Ano do 
Ensino Fundamental

Missão

Para nós que fazemos o Instituto Dom Barreto, educar crianças e jovens no século XXI é proporcionar à comunidade um ensino de excelência que forme cidadãos críticos, comprometidos com a realidade brasileira, e imbuídos de valores éticos e morais, visando a construção de uma sociedade inclusiva, justa e fraterna.

Educação Infantil

A Educação Infantil é permeada de muitas brincadeiras e interações para a criança descobrir o mundo que existe para além dos laços familíares. Esses eixos são estruturantes das práticas pedagógicas e fundamentais para a garantia dos direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular, que são: 

CONVIVER         BRINCAR           PARTICIPAR

EXPRESSAR-SE    CONHECER

Nesse sentido, o IDB cuida de cada espaço e pensa em todos os detalhes para possibilitar as vivências das crianças em cada campo de experiência, com a premissa de que educar é indissociável de cuidar, ou, como disse uma das nossas crianças, "amar é fazer cuidadeza". 

Clique  e acesse o processo seletivo 2023

Atenção! 

Senhores Pais e/ou Responsáveis, as inscrições por meio do navegador Firefox, estão apresentando dificuldades. Recomendamos que usem o Google Chrome.

Atenciosamente,
A equipe de Informática.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é a etapa da Educação Básica em que estudantes se apropriam e aprofundam os conhecimentos das diferentes áreas, de acordo com a faixa etária, realizando vivências, experiências e observações sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade.

O Instituto Dom Barreto assegura no Ensino Fundamental não só os conhecimentos historicamente produzidos, mas o de
senvolvimento das competências gerais, conforme disposto na Base Nacional Comum Curricular, que são essenciais para a f ormação integral dos estudantes, tais como: 

  • O exercício do pensamento científico, crítico e criativo;
  • A valorização de diferentes repertórios culturais;
  • A compreensão da diversidade de linguagens, para saber partilhar ideias, experiências, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo;
  • A elaboração de ideias, posicionamentos e argumentos fundamentados em direitos humanos, conscientização socioambiental, consumo responsável e ética;
  • O exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e cooperação;
  • O desenvolvimento de habilidades sócio emocionais e do autoconhecimento e autocuidado;
  • A compreensão e utilização das tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética;
  • A atuação pessoal e em grupo, de forma autônoma, e responsável, com base em concepções éticas, igualitárias, inclusivas, sustentáveis e humanitárias.
Clique  e acesse o processo seletivo 2023

Atenção! 

Senhores Pais e/ou Responsáveis, as inscrições por meio do navegador Firefox, estão apresentando dificuldades. Recomendamos que usem o Google Chrome.

Atenciosamente,
A equipe de Informática.

Processo de inserção

EDUCAÇÃO INFANTIL CENTRO E ZONA LESTE

1ª Fase - Inscrição
26/9 a 14/10/2022

2ª Fase - Entrevista
As entrevistas serão realizadas na unidade escolhida, com data e horário agendados no preenchimento do cadastro.

3ª Fase - Resultado 
4/11/2022 

4ª Fase - Matrícula 
10/11/2022 
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 
UNIDADES CENTRO E ​ZONA LESTE

1ª Fase - Inscrição
26/9 a 14/10/2022

2ª Fase - Teste
Aplicação do teste de sondagem presencial - Horário: 7h30 Local de Acolhida: Praça de Eventos - Unidade Centro 

Cronograma e Programação
11/11/2022 (sexta-feira): Língua Portuguesa e Produção de Texto 12/11/2022 (sábado): Matemática

3ª Fase - Resultado 
Divulgação dos resultados e das instruções para a matrícula serão por e-mail Data: 30/11/2022 (quarta-feira) 
   
4ª Fase - Matrícula 
Matrícula: 7/12/2022, somente on-line Documentação obrigatória: transferência da Escola anterior

Processo de inserção

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

1ª Fase - Inscrição
Data: 9/11 a 16/11/2022 Inscrição: 
Preenchimento somente on-line

2ª Fase - Entrevista
Aplicação do teste de sondagem presencial - Horário: 7h30 Local de Acolhida: Praça de Eventos - Unidade Centro 

Cronograma e Programação:
18/11/2022 (sexta-feira): Linguagens e Ciências Humanas - 90 questões objetivas 19/11/2022 (sábado): Ciências da Natureza e Matemática - 90 questões objetivas

3ª Fase - Resultado 
Divulgação dos resultados e das instruções para a matrícula serão por e-mail Data: 2/12/2022 (sexta-feira)  

4ª Fase - Matrícula 
Matrícula: 7/12/2022, somente on-line Documentação obrigatória: transferência da Escola anterior 

IMPORTANTE! 

Aqueles que, tendo sido comunicados da confirmação da vaga, não efetivarem a matrícula até a data limite terão suas vagas imediatamente disponibilizadas para outros candidatos em lista de espera, mesmo que a criança já possua irmãos na Escola. 

Fundamental 
(Todo fundamental manhã e tarde)

Do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental 
(Centro e Zona Leste)

Do 7º ao 9 Ano do Ensino Fundamental 
(Centro)

Ensino Médio
(Centro) 

Seleção de vagas para o segundo semestre somente em caso de sobra de vagas, abrindo-se novo processo seletivo.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
1º ANO DO ENSINO MÉDIO


Nosso trabalho é voltado para as vivências que favorecem o desenvolvimento do pensamento reflexivo, da capacidade de raciocínio lógico, da ideia de que a criança está construindo o próprio conhecimento e das interferências que ela faz diante do desconhecido. Desse modo, valorizamos o que ela já construiu, interferindo apenas para estimulá-la em novas conquistas. Este momento possibilita que a criança revele, por meio dos registros de forma autônoma, as habilidades conquistadas no processo dos letramentos da língua e no processo matemático.

LINGUAGENS

ORALIDADE
Narração ou reprodução de histórias numa sequência lógica. Relatar com coerência experiências vividas usando diferentes elementos que marquem a passagem de tempo.

LEITURA
Produção de textos narrativos sobre situações reais ou imaginárias (reprodução de texto oral em linguagem escrita). Produção de textos de gêneros específicos, como bilhetes e listas.

ESCRITA
Compreensão de textos de diversos gêneros, a partir de diferentes portadores de textos, como livros de história, gibis, tirinhas, rótulos e embalagens.

MATEMÁTICA

Raciocínio lógico matemático: Conceitos pré-numéricos - Classificação: agrupar objetos ou seres em classes; Seriação: ordenar figuras e objetos que apresentam diferenças constantes entre si; Quantificação: comparar quantidades (onde tem mais, menos e a mesma quantidade). Réguas Coloridas (barras e Cuisenaire): relacionar cor ao valor das barras. Representar os numerais estabelecendo relações entre número e quantidade. Formação e representação de dezenas e unidades de diversas formas (quadro valor de lugar, réguas Cuisenaires e amarradinhos). Composição e decomposição dos numerais. Resolução de situações-problema envolvendo subtração (ideia de tirar e comparar) e adição (ideia de juntar quantidades e acrescentar uma quantidade à outra). Identificação das cédulas e das moedas do nosso sistema monetário, escrita simbólica do real e exploração de situações que envolvam trocas. Identificação e interpretação de informação em tabelas e gráficos. Noção de temporalidade – antes, depois, dia e noite e calendário semanal.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
2º ANO DO ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS

ORALIDADE
Fluência na fala, vocabulário e narração de histórias ou fatos.

LEITURA
PÊnfase no ritmo e na entonação de voz. Leitura e compreensão de textos de diferentes gêneros (contos, poemas, bilhetes, notícias, anúncios e histórias em quadrinhos), em diversos portadores de textos.

ESCRITA
Produção de textos de diversos gêneros, adequando a escrita à estrutura de cada gênero: anúncios, notícias e bilhetes. Transformação de histórias em quadrinhos em prosa, identificando a fala do narrador e a fala dos personagens.

MATEMÁTICA

Formação e sequenciação de números de 1 a 99. Formação e representação de dezenas e unidades de diversas formas (quadro valor de lugar, réguas Cuisenaires e amarradinhos). Composição e decomposição dos números. Resolução de situações-problema envolvendo subtração (ideia de tirar e comparar) e adição (ideia de juntar quantidades e acrescentar uma quantidade à outra). Identificação das cédulas e das moedas do nosso sistema monetário, escrita simbólica do real e exploração de situações que envolvam trocas. Identificação e interpretação de informações em tabelas e gráficos. Noção de temporalidade – antes, depois e calendário semanal, mensal e anual.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
3º ANO DO ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Ler e compreender, de maneira autônoma, cartão, bilhetes, contos e relatos de experiências pessoais. Identificar expressões que marcam a passagem do tempo (antes, depois, ontem, hoje, amanhã, outro dia, antigamente, há muito tempo etc.). Compreender o efeito de sentido produzido em textos pelo uso de recursos gráficos visuais. Localizar informações explícitas e inferir informações nos textos. Reconhecer o assunto do texto, sua estrutura e sua finalidade. Usar adequadamente os sinais de pontuação (ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos e travessão). Identificar o número de sílabas de palavras. Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos “-ão” e “-inho”/ “- zinho”. Identificar sinônimos e antônimos de palavras, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos pelo acréscimo de prefixo de negação “in-/im-”. Reconhecer substantivos e identificar a diferença entre substantivos próprios e comuns. Identificar a função dos adjetivos.

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produzir narrativas a partir de história em quadrinhos. Recontar a história, apresentando o título, o tempo e o espaço (ambiente) da narrativa. Caracterizar personagens, conflito gerador, resolução do conflito e desfecho. Ao produzir o texto, utilizar a grafia correta de palavras conhecidas e de letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios. Segmentação entre as palavras. Uso adequado dos sinais de pontuação.

MATEMÁTICA

Leitura, escrita, ordenação e comparação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero). Reconhecimento de dezenas e centenas exatas. Identificação de sequências numéricas. Resolução de situações-problema envolvendo as diferentes ideias da adição e da subtração, incluindo adição e subtração com reagrupamento. Resolução de problemas de multiplicação e de divisão envolvendo noções de dobro, triplo, metade, terça parte e divisão em partes iguais. Reconhecimento de cédulas e moedas de real e equivalência de valores. Identificação e comparação de medidas de comprimento (metro, centímetro e milímetro), de massa (grama e quilograma), de capacidade (litro e mililitro) e de tempo (horas, dias da semana, meses e anos). Reconhecimento e comparação de figuras geométricas planas e não planas. Leitura, interpretação e comparação de informações registradas em tabelas e gráficos.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
4º ANO DO ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de Conto de Suspense, de notícias e reportagens e de tirinhas e quadrinhos, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos. Construção de parágrafos descritivos a partir de imagens. Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Identificar a função na leitura e uso na escrita dos sinais de ponto- final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, dois pontos e travessão. Reconhecer prefixos e sufixos na formação de palavras derivadas. Uso e função dos pronomes pessoais e possessivos. Usar adequadamente a concordância nominal entre os substantivos e os adjetivos. Usar adequadamente expressões e palavras para fazer retomada em textos. Verbos: ação, agente da ação e objeto da ação (identificação e uso). Ler e escrever palavras atentando para a correspondência entre a escrita e o som: “G/GU”; “R/RR”; “S/SS”.

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produzir um Conto de Suspense de acordo com as características do gênero e a partir de uma história em quadrinhos. Ao produzir o texto, utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal e pontuação.

MATEMÁTICA

Os algarismos nas representações dos números; composição e decomposição; valor absoluto e relativo (posicional); inclusão de classe (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) no sistema monetário, no sistema de medidas e no sistema de numeração decimal; arredondamentos até a 4ª ordem. Símbolos romanos. Medida de tempo. Operações fundamentais – adição e subtração: termos, agrupamentos e reagrupamentos até a 4ª ordem, situações-problema e verificação. Multiplicação: termos, situações-problema, dobro, dobro do dobro, dobro do dobro do dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. Divisão: exata e não exata, termos, situações-problema, metade, metade da metade, metade da metade da metade, terça parte, quarta parte e quinta parte. Medidas de comprimento: centímetros (cm), metros (m) e quilometros (km). Medidas de massa: grama (g) e quilograma (kg). Medidas de capacidade: mililitro (mL) e litro (L). Gráficos e tabelas. Interpretação de problemas envolvendo as quatro operações. Geometria: figuras geométricas planas e não planas; faces, vértices e arestas de um sólido geométrico.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
5º ANO DO ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de notícias e carta de reclamação. Uso e função dos sinais de pontuação em textos: ponto-final, travessão, dois-pontos, ponto de interrogação e ponto de exclamação (em narrativas): usos da vírgula (isolar itens da enumeração, isolar aposto e isolar vocativo). Palavras terminadas em: “-ez”, “-eza”, “-esa”, “-isar”, “izar” (sufixos). Concordância nominal e verbal. Uso de acento gráfico em paroxítonas terminadas em l, r, i(s), ão(ãos). Variação linguística.

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produção de Carta de Reclamação de acordo com proposta de produção e conforme os elementos essenciais do gênero. Critérios de avaliação: adequação à proposta, ao gênero e ao tipo textual; organização das informações e produção de sentidos (coerência e coesão); adequação à norma culta e estética do texto.

MATEMÁTICA

Números naturais (SND): leitura, representações, decomposições e sequências numéricas até a 6ª ordem de grandeza. Operações fundamentais com números naturais: adição, subtração, multiplicação (simples e composta) e divisão (simples e composta). Expressões numéricas e sentenças matemáticas (cálculo de um termo desconhecido). Números fracionários: ideias de parte e de todo, representação, leitura, comparação, equivalência e adição e subtração de frações, e cálculo de fração de uma quantidade. Números decimais: escrita, leitura, representação, comparação, adição e subtração. Resolução de problemas utilizando as ideias matemáticas contidas em cada uma delas. Tratamento da informação: interpretação de dados organizados em tabelas e gráficos. Geometria: reconhecimento e nomeação de polígonos, e cálculo da área e do perímetro de figuras planas.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
6º ANO DO ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de Conto de Mistério. Significação de palavras de acordo com o contexto. Uso do pronome pessoal e demonstrativo, de substantivos e de elipse para estabelecer coesão textual. Concordância verbal entre sujeito e verbo, com casos de distanciamento ou ordem inversa entre sujeito e predicado. Verbos regulares e suas variações (tempo, número e pessoa). Noções semânticas dos tempos verbais dos pretéritos perfeito e imperfeito. Palavras de ligação (conjunções) com as noções de explicação, oposição, conclusão e concessão.

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produção de Conto de Mistério, de acordo com a situação proposta. Critérios de avaliação: uso de recursos para gerar suspense; adjetivos/locuções adjetivas para a descrição de personagens, tempo e ambiente; pontuações que sugestionem, mas não revelem, o mistério; desenvolvimento do mistério de modo a prender o interesse do leitor/apresentação de detalhes e revelação dos fatos na hora certa/desfecho surpreendente; Coerência/Coesão/Paragrafação/Progressão; Concordância/Ortografia/Acentuação/Pontuação.

MATEMÁTICA

Números Naturais. Sistema de Numeração Decimal. Operações Fundamentais com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Problemas com as operações fundamentais. Cálculo de um termo desconhecido numa sentença matemática. Divisibilidade: critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10 e decomposição de um número natural em fatores primos. Máximo Divisor Comum (MDC). Mínimo Múltiplo Comum (MMC). Problemas envolvendo MDC e MMC. Fração de uma quantidade. Frações equivalentes. Representação mista de uma fração. Redução de frações ao mesmo denominador. Comparação de números fracionários. Representação fracionária, decimal e percentual. Operações com decimais (números com vírgula). Cálculo com porcentagem (%). Problemas envolvendo porcentagem. Estatística: média aritmética. Medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo. Leitura e interpretação de textos, tabelas e gráficos.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
7º ANO DO ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de reportagens, tirinhas, anúncios, entre outros gêneros (habilidades: localizar informações explícitas e implícitas no texto; realizar inferência do sentido de uma palavra ou expressão; identificar o tema do texto; distinguir o fato de uma opinião). Significação de palavras de acordo com o contexto. Concordância verbal entre sujeito e verbo. Ordem direta e inversa da oração, com uso de pontuação adequada. Verbos regulares e suas variações (tempo, número e pessoa). Noções semânticas dos tempos verbais: pretérito perfeito, imperfeito, futuro do presente e futuro do pretérito. Sintagmas nominais e verbais (identificar sintagmas nominais e verbais, como “uso de sinônimos e antônimos”).

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produção de RESUMO de texto informativo. Critérios de correção: atendimento à estrutura solicitada; identificação da temática central; seleção de ideias principais do texto; organização das informações através de paráfrases; uso de conectivos e elementos de referenciação adequados para ligar as ideias (coesão); coerência; clareza; pontuação; ortografia; concordância, uso de maiúsculos e minúsculos; estética do texto (alinhamento de margens e parágrafos, caligrafia, borrões ou rasuras, translineação).

MATEMÁTICA

Conjunto dos números naturais; problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; divisibilidade; MMC e MDC; operações com números decimais; operações com frações; simplificação de frações; problemas com dados fracionários; expressões numéricas com potenciação e radiciação de números decimais; problemas com porcentagem; média aritmética; leitura de tabelas e gráficos; medidas de comprimento; medidas de área; áreas do quadrado, do retângulo, do triângulo e do círculo; medidas de volume; volume do cubo e do paralelepípedo; medidas de tempo e de massa.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
8º ANO DO ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de gêneros textuais diversos: notícias, manchetes de notícias, letras de música, poemas, tirinhas, charges, crônicas, anúncios publicitários etc. Concordância entre os termos que constituem os sintagmas nominais / Concordância entre sintagma nominal (na função de sujeito) e o verbo;- Uso de pontuação envolvendo o uso dos sintagmas adverbiais em diferentes posições nos textos;- Harmonização temporal (variedade não padrão: relação entre o pretérito imperfeito do subjuntivo e pretérito imperfeito do indicativo; variedade padrão: relação entre o futuro do pretérito do indicativo e pretérito imperfeito do subjuntivo);- Tempos verbais do modo indicativo: funções semânticas do presente, do pretérito imperfeito e do futuro do pretérito;- Coesão referencial (uso de sintagmas nominais e pronomes): mecanismos de retomada nos textos / apreciação positiva, negativa e neutra.- Modalização e argumentação envolvendo o uso destes aspectos linguísticos: sintagmas nominais, sintagmas adverbiais e verbos dicendi. Figuras de linguagem: ironia, hipérbole, personificação, metáfora, eufemismo, antítese.

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produzir notícia impressa tendo em vista as características do gênero – manchete com verbo no tempo presente, lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão. A notícia será produzida a partir de informações fornecidas na proposta textual.

MATEMÁTICA

Problemas envolvendo MMC e MDC. Operações com números decimais e com frações. Transformações de unidades: comprimento, área, volume, massa e tempo. Operações e problemas com números inteiros. Expressões numéricas com números racionais envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Problemas com equações do primeiro grau. Sistemas de equações. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Porcentagens. Juros simples e compostos. Média aritmética simples e ponderada. Noções de estatística (análise gráfica). Perímetro e áreas do quadrado, do retângulo, do triângulo e do círculo. Volume do cubo e do paralelepípedo. Ângulos: operações complementares e suplementares. Segmentos de reta: classificação e operações. Triângulos e quadriláteros.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
9º ANO DO ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Leitura e compreensão de gêneros textuais diversos, em linguagem verbal e não verbal (artigo de opinião, conto, charge, pintura etc.) considerando as suas situações de enunciação. A língua portuguesa (níveis de registro formal e informal); variedades extralinguísticas (de região, de idade e de estilo). Funções da linguagem. Classes de palavras (morfologia). Uso e identificação nos contextos. Sintaxe do período simples (os termos da oração e suas relações de subordinação). Sintaxe do período composto: orações subordinadas substantivas e adverbiais. Concordância verbal. Semântica: relação de sentido - sinonímia, paronímia, homonímia; denotação e conotação; figuras de linguagem (metáfora, ironia, antítese, metonímia, hipérbole, personificação, hipérbato, eufemismo, catacrese). Os recursos coesivos do texto (por conjunções e por coesão lexical – anáforas e catáforas).

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produção de Artigo de Opinião ou de Resenha Crítica.

MATEMÁTICA

Problemas envolvendo MMC e MDC. Regra de três simples e composta. Porcentagens. Juros simples e compostos. Conjunto dos números reais. Operações com polinômios, produtos notáveis, fatoração de expressões algébricas. MDC e MMC de expressões algébricas. Simplificação de frações algébricas. Equações e inequações do 1° Grau. Sistemas de equações. Média aritmética simples e ponderada. Noções de estatística (análise gráfica). Princípio Fundamental da Contagem. Ângulos formados por duas paralelas com uma transversal. Estudo dos triângulos e quadriláteros. Polígonos: soma dos ângulos internos, externos e número de diagonais. Ângulos na circunferência.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Leitura e compreensão de gêneros textuais diversos, em linguagem verbal e não verbal (artigo de opinião, conto, charge, pintura etc.) considerando as suas situações de enunciação. A língua portuguesa (níveis de registro formal e informal); variedades extralinguísticas (de região, de idade e de estilo). Funções da linguagem. Classes de palavras (morfologia). Uso e identificação nos contextos. Sintaxe do período simples (os termos da oração e suas relações de subordinação). Sintaxe do período composto: orações subordinadas substantivas e adverbiais. Concordância verbal. Semântica: relação de sentido - sinonímia, paronímia, homonímia; denotação e conotação; figuras de linguagem (metáfora, ironia, antítese, metonímia, hipérbole, personificação, hipérbato, eufemismo, catacrese). Os recursos coesivos do texto (por conjunções e por coesão lexical – anáforas e catáforas).

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produção de Artigo de Opinião ou de Carta Argumentativa.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Problemas envolvendo MMC e MDC. Problemas com frações. Medidas de comprimento, de massa, de tempo e de capacidade. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Juros simples e compostos. Porcentagens. Problemas envolvendo equações do 1° grau. Produtos notáveis e fatoração. Problemas envolvendo equações do 2° grau. Sistemas de equações. Potenciação e radiciação. Média aritmética simples e ponderada. Função linear, função quadrática, função exponencial e função logarítmica. Triângulos e quadriláteros. Polígonos (número de diagonais e soma dos ângulos). Ângulos na circunferência. Semelhança de triângulos, Teorema de Pitágoras. Razões trigonométricas. Lei dos senos e dos cossenos. Comprimento da circunferência. Áreas de figuras planas.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Leitura e compreensão de gêneros textuais diversos, em linguagem verbal e não verbal, (artigo de opinião, conto, charge, pintura etc.) considerando as suas situações de enunciação. A língua portuguesa (níveis de registro formal e informal); variedades extralinguísticas (de região, de idade e de estilo). Funções da linguagem. Classes de palavras (morfologia: usos e identificação dos contextos). Sintaxe do período simples (os termos da oração e suas relações de subordinação). Regências verbal e nominal. Sintaxe do período composto: orações subordinadas substantivas e adverbiais. Concordância verbal. Semântica: relação de sentido-sinonímia, paronímia e homonímia; denotação e conotação; figuras de linguagem (metáfora, ironia, antítese, metonímia, hipérbole, personificação, hipérbato, eufemismo e catacrese). Os recursos coesivos do texto (por conjunções e por coesão lexical – anáforas e catáforas).

PRODUÇÃO DE TEXTO

Produção de texto dissertativo-argumentativo.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Problemas envolvendo MMC e MDC. Problemas com frações. Medidas de comprimento, de massa, de tempo e de capacidade. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Juros simples e compostos. Porcentagens. Problemas envolvendo equações do 1° grau. Produtos notáveis e fatoração. Problemas envolvendo equações do 2° grau. Sistemas de equações. Potenciação e radiciação. Média aritmética simples e ponderada. Função linear, função quadrática, função exponencial e função logarítmica. Triângulos e quadriláteros. Polígonos (número de diagonais e soma dos ângulos). Ângulos na circunferência. Semelhança de triângulos, Teorema de Pitágoras. Razões trigonométricas. Lei dos senos e dos cossenos. Comprimento da circunferência. Áreas de figuras planas.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PARA O 
3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Interpretação de texto. Preceitos básicos do estudo literário. Crônica. Artigo de opinião. Relações entre linguagens. Arte na Idade Média. Gêneros textuais - Pichações e Cartazes. Texto jornalístico. Ambiguidade. Descrição. Tendências contemporâneas - Hilda Hilst. Artes visuais. Coesão - quebra de expectativa. Funções da linguagem. Figuras de linguagem ligadas ao aspecto semântico. Discurso direto. Concordância verbal. A poesia de Ferreira Gullar. Variação linguística. Figura semântica. Arte em nossos tempos. Texto argumentativo. Gênero textual - Orelha de livro. Pontuação – reticências. Gênero textual - Mensagem de aplicativo. Arte afro-brasileira. Texto argumentativo. Variação linguística. Dança. Gênero textual – Propaganda. Interdiscursividade. Modernismo no Brasil. Sujeito oculto.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS:

O governo Itamar Franco. Desigualdade social e questão racial. Primeira Guerra Mundial. A degradação dos oceanos. Formação, classificação e degradação dos solos. John Rawls e a justiça social. O avanço da globalização: aspectos culturais e políticos. Tratado de Versalhes. O governo Collor. Acordo de Paris. O impacto do abolicionismo sobre as velhas oligarquias. O comportamento de massa segundo Le Bon. Migração e xenofobia. Revolução de 30. O utilitarismo de Jeremy Bentham e o de Stuart Mill. Redes de transporte e comunicação. Problemas socioambientais urbanos. Revolução de 32. Ciência da sociedade: origens da Sociologia. New Deal. Problemas socioambientais urbanos: ilhas de calor. As sociologias do século XX: Walter Benjamin. Nascimento da Filosofia. Tipos de industrialização. O sentido nacionalista do governo Vargas. Estados totalitários: nazismo e fascismo. A racionalidade comunicativa de Habermas. O governo Jango. Produção agropecuária brasileira: a marcha da soja. O papel político das empresas transnacionais. Era Mauá. Importância do efeito estufa natural. Mercantilismo. A matriz energética brasileira. Sociologia e Antropologia no Brasil: Roberto Da Mata. Revolução Chinesa. Macrocefalia urbana. Platão e a “Alegoria da Caverna”. Idade Média: o reino franco. Problemas socioambientais mundiais. A Revolução Russa e o movimento operário. Zygmunt Bauman. Sociedade da exposição. O papel do tectonismo na dinâmica de formação da crosta.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS:

Sistema endócrino. Substância e mistura. Cinemática. Soluções. Bacterioses. Calorimetria. Química orgânica. Imunologia e imunização. Gases. Polímeros. Gravitação. Estequiometria. Eletrodinâmica. Fluxo de energia e matéria. Óptica. Cinética química. Genética. Equilíbrio químico. Divisão celular. Dinâmica. Sangue. Estática. Óxidos. Relações ecológicas. Eletromagnetismo. Ondulatória. Anatomia e histologia vegetal. Sistema ABO. Cinemática Radioatividade. Sistema Digestório. Equilíbrio químico. Bioenergética. Embriologia. Hidrostática. Ciclos biogeoquímicos. Bioquímica celular. Substâncias e misturas.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Problemas envolvendo MMC e MDC. Problemas com frações. Medidas de comprimento, de massa, de tempo e de capacidade. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Juros simples e compostos. Porcentagens. Problemas envolvendo equações do 1° grau. Produtos notáveis e fatoração. Problemas envolvendo equações do 2° grau. Sistemas de equações. Potenciação e radiciação. Média aritmética simples e ponderada. Função linear, função quadrática, função exponencial e função logarítmica. Triângulos e quadriláteros. Polígonos (número de diagonais e soma dos ângulos). Ângulos na circunferência. Semelhança de triângulos. Teorema de Pitágoras. Razões trigonométricas. Lei dos senos e dos cossenos. Comprimento da circunferência. Áreas de figuras planas.