Nesta terça-feira, 1/4, os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, do IDB Centro, tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única com a visita do Museu Itinerante de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A atividade, promovida em parceria com a escola, teve como objetivo aproximar os estudantes do conhecimento científico sobre a formação do planeta e a evolução da vida.
O coordenador de Arqueologia do museu, Igor Linhares, esteve presente ao lado da vice-diretora e coordenadora de Museologia, Renata Larissa Quaresma, acompanhados por alunos do mestrado e da graduação do curso de Arqueologia da UFPI. Eles trouxeram uma seleção de materiais paleontológicos e arqueológicos, incluindo réplicas e peças originais, permitindo que os alunos tivessem contato direto com vestígios da vida no passado da Terra.
"Nosso objetivo é trazer a ciência para o ambiente escolar de uma maneira acessível, explorando o grande potencial que temos no Estado. Algumas turmas estão estudando a formação do planeta e a evolução da vida, e nada melhor do que vivenciar isso de perto", destacou Igor Linhares.
Durante a atividade, os alunos puderam observar fósseis originais, réplicas de vestígios arqueológicos e materiais que mostram a transformação da vida ao longo do tempo, desde os primeiros registros de artrópodes no planeta até os utensílios produzidos pelos seres humanos primitivos, como pedras lascadas, objetos de madeira, couro e fibra vegetal.
A iniciativa faz parte de um projeto de extensão e popularização da ciência, promovendo a interação entre universidade e comunidade escolar. "Queremos estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelas ciências, proporcionando experiências concretas que complementam o ensino em sala de aula", ressaltou Igor.
A parceria entre a escola e o Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI tem proporcionado momentos enriquecedores de aprendizado, ampliando o acesso ao conhecimento científico e incentivando novas gerações a explorarem a história da humanidade e do planeta Terra.
Endereço:
Rua Gabriel Ferreira, 691, Centro
CEP: 64000-250 - Teresina - PI
CNPJ: 07.250.103/0001-59
Tel: (86) 3228-8800
WhatsApp: (86) 99424-1842
Email: idb@dombarreto.g12.br
Endereço:
Rua Senador Cândido Ferraz, 2015, São Cristóvão
CEP: 64051-130 - Teresina - PI
CNPJ: 07.250.103/0004-00
Tel: (86) 3234-1142
WhatsApp: (86) 99424-1842
Email: idbleste@dombarreto.g12.br
Endereço:
Rua Santa Teresinha, 4481, Satélite
CEP: 64059-140 - Teresina - PI
CNPJ: 07.250.103/0002-30
Email: mmv@dombarreto.g12.br